sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Projeto alternativo valoriza turismo ecológico no Cariri

Esporte, manifestações culturais, reflexões sobre turismo sustentável e culto à natureza instauram o "CHAPADA VIVA DO ARARIPE", projeto de caráter ecoespotivo e cultural que surge como alternativa saudável para a vivência de um carnaval diferente. Longe do barulho e do agito que a cidade oferece, em pleno seio da chapada do Araripe, reuniram-se pessoas em busca de descanso, meditação, entretenimento e práticas esportivas. Essas pessoas, que variavam em suas faixas etárias, classes sociais e em seus objetivos praticaram trilhas, de médio e baixo impacto, receberam esclarecimentos sobre a constituição da flora e da fauna da 'serra', do processo histórico de ocupação e desocupação dos solos da chapada, do reconhecimento como Floresta Nacional e da titulação de Área de Proteção Ambiental-APA.

O grupo participou de uma grande ciranda puxada pelo animador Manuel Leandro, do grupo Urucongo de Artes. Durante os dois dias foram realizadas palestras e rodas de conversas sobre turismo sustentável, com técnicos do GEOPARK, as Riquezas da Chapada do Araripe, com o ICMBio, Biodiversidade e Conservação, com a Aconguia, e Campo Mais Alegre, com informações sobre o uso racional dos frutos, raízes, folhas, cascas, seivas, e ervas comestíveis e medicinais das plantas da chapada.

O evento foi finalizado com uma grande confraternização entre os participantes e foram entregues os troféus aos vencedores das competições de ciclismo nas diversas modalidades: montain bike do Caldas à casa sede; spiller "magrela", da Batateira à divisa CE/PE, encerrando na casa sede e modalidade livre. Foram também contemplados os atletas do pedestrianismo, que em suas distintas classificações, praticaram corridas nas trilhas da chapada. O acontecimento que mobilizou vários segmentos governamentais e não governamentais, a sociedade civil, ecologistas, desportistas, estudantes, pessoas da terceira idade, jovens e crianças, foi realizado e concluído com grande êxito, deixando uma mensagem de amor à natureza, à nossa cultura, à saúde e a paz.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.