domingo, 7 de outubro de 2007

A CARTA DA TERRA elaborada na Conferência RIO ECO 92


Em 1992, na cidade do Rio da Janeiro, a ONU patrocinou um encontro de quase todos os países do mundo para decidir medidas para conseguir diminuir a degradação ambiental, Conferencia das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como RIO ECO 92. A idéia chave era introduzir o conceito de desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento de certa forma vinculado a preservação e proteção do meio ambiente.

A CARTA DA TERRA foi o documento oficial da RIO ECO 92, como também a elaboração de três convenções - Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas, além de uma declaração de principios sobre as florestas e a AGENDA 21. 175 países foram signatários.

15 anos depois deste encontro, só 10% dos municípios brasileiros criaram suas próprias AGENDAS 21, ou seus próprios guias para o desenvolvimento sustentável. O próprio Estado do Ceará ainda não tem sua AGENDA 21. E o percentual de municípios cearense que adotou esta recomendação está aquém do índice nacional. No Araripe - Bacia Sedimentar e Chapada, onde se encontra o GEOPARK ARARIPE e a FLONA/ Floresta Nacional do Araripe, um único município, o Crato discute a preservação do meio ambiente e a formulação de legislação específica em relação a isto: o Código do Meio Ambiente do Município do Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário