terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A transposição do Rio São Francisco volta de novo ao debate nacional


Depois dos recentes acontecimentos que culminaram com a postura de protesto do Bispo Dom Luiz Cappio, a transposição do Rio São Francisco volta de novo ao debate nacional. Cabe ao Governo Federal esclarecer que transposição é esta que ignora o grave quadro de degradação ambiental porque passa toda aquela bacia hídrica do São Francisco. São mais de 400 anos de predação continuada, nas últimas décadas agravada pela urbanização de suas margens e contribuição de esgotos in natura às suas águas.

Este debate, que já tem mais de 15 anos e começou no Governo Itamar Franco e cada dia os esclarecimentos são mais conflituosos. O rol das pessoas e instituições contrárias à proposta federal aumenta dia a dia. Do lado dos defensores incondicionais, só se posicionam os integrantes da própria Administração Federal e os grandes empreiteiros nacionais diretamente interessados nas obras.
Imagem do Rio São Franciso, junto à cidade de Piranhas, fundada no século XVIII, onde está situada a Hidrelétrica de Xingó, a mais importante do Nordeste. Retirada do site http://www.turismoalagoas.hpg.ig.com.br/velhochico.htm para efeito de divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário