Serão 13 mesorregiões do Brasil que irão expor os seus produtos. No Ceará, os arranjos produtivos que serão mais evidenciados incluem as cadeias da apicultura e do calcário laminado. No Pernambuco, a Gipsita; e o Piauí, também representado com a apicultura. Representantes desses três estados estarão presentes na Mostra Nacional. O artesanato será outro ponto importante durante a exposição, com várias amostras dos produtos desenvolvidos pelos artesãos das áreas de cada uma das mesorregiões.
Serão quatro frentes de atuação: divulgação de iniciativas de desenvolvimento territorial em curso; formação e aprendizagem compartilhada em torno do desenvolvimento regional, articulação para constituir parcerias e elos de rede que impulsionem o desenvolvimento com base territorial; e o fortalecimento de uma agenda estratégica tendo o desenvolvimento regional como estratégia de inclusão e transformação social.
A programação do evento inclui palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências concretas de cada Estado participante, além de promoção de oficinas e mini-cursos. Destaque especial para a exposição de produtos sustentáveis, projetos inovadores, atividades culturais e ambientes de aprendizagem coletiva.Além das palestras, debates e painéis técnicos, a Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional abrirá espaço para a divulgação dos produtos apoiados pelos programas do Ministério da Integração Nacional, de suas vinculadas e parceiros.
O objetivo é dar visibilidade aos resultados das ações de desenvolvimento regional em curso no País, voltadas para a redução das desigualdades regionais e para o incentivo à dinamização das potencialidades de desenvolvimento das regiões brasileiras.Além da exposição de produtos que representam as vocações produtivas dos espaços prioritários da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o evento destinará espaços e momentos para a realização de rodadas de negócios entre os participantes. A expectativa é gerar oportunidades comerciais importantes para os produtores envolvidos.
Matéria do Jornal Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário