Pelo menos duas das 80 casas em construção com recursos do PAC/ Programa de Aceleração do Crescimento, em Juazeiro do Norte/Região do Cariri, desabaram, na manhã deste domingo. Elas integram 20 blocos, sendo cada um com quatro apartamentos em obras na Rua Vereador Antonio Brás/ Bairro Limoeiro.
De acordo com a Secretária de Habitação, Romisa Montenegro, outros seis blocos serão construídos no mesmo espaço e mais 16 blocos no Bairro das Timbaúbas. No desabamento ninguém saiu ferido. Não havia operários no canteiro de obras. As casas ficam na última fila de um dos blocos com obras pela metade. Romisa esteve no local junto com o engenheiro Teodomiro Sampaio, responsável pela construção, e disse que foi um “problema localizado”. Ou seja, segundo ela, um funcionário da empresa fez o corte errado de uma parede atingindo a tubulação elétrica e a estrutura cedeu.
A engenheira garantiu que nenhuma das outras casas em construção está sob ameaça. Mesmo assim, vai determinar um calculista externo para fazer laudo técnico e averiguar melhor a segurança do restante da obra. A mesma opinião foi externada pelo engenheiro Teodomiro Sampaio, em conversa com a reportagem do Site Miséria, acrescentando que a construtora vai arcar com os prejuízos pelo desabamento sem representar ônus aos cofres públicos.Segundo ele, o erro na execução deixou o setor que ruiu sem sustentabilidade, mas insistiu na tese de que o restante está normal negando a possibilidade de uma estrutura inadequada.
Teodomiro adiantou que vai demolir a parte que desabou e reforçar a parede intermediária. Outra garantia dada por ele é que os prazos não serão atropelados devendo concluir as casas em dezembro. Nas imediações do canteiro de obras, um grave problema com o acúmulo de lixo, entulho e lama. Os moradores reclamam a ausência dos carros coletores e maior atenção por parte do setor de limpeza pública da Prefeitura.”
Fonte: Portal Miseria/Juazeiro do Norte
Comentário da postagem: Venhamos e convenhamos, se um corte de parede que colocação de instalações elétricas provoca um desabamento desta ordem, imagina quando as mesmas estiverem um utiização por seus moradores, quais serão os riscos? Entendemos que o CREA/ CE deve ser imediatamente acionado para realização de um laudo técnico sobre a estabilidade do conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário