quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Plano de Gestão do Geopark Araripe em debate


Está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o Plano de Gestão do Geopark Araripe. O trabalho acontece por meio de oficinas realizadas na Universidade Regional do Cariri (Urca). Para o evento reuniram-se os membros do Comitê Multidisciplinar do Geopark Araripe, na sala da Pós-Graduação de Pedagogia. Os trabalhos são coordenados por Patrício Melo, coordenador geral do Geopark Araripe. E o apoio consultivo é de Ibi Tupi Projetos e Consultoria, sob direção técnica do Professor/ Arquiteto José Sales e da Arquiteta Thais Callou de Holanda, que formularam a Metodologia do Plano de Trabalho e acompanham todas as fases do processo.

A primeira etapa do Plano foi ouvir as comunidades, através de seminários locais, que estão inseridas nas áreas dos nove geosítios, nos seis municípios que integram o Geopark Araripe. Durante os dois dias de oficina, o plano está sendo consolidado e as ações até o ano de 2012 definidas, incluindo um Plano de Emergência, que leva em conta as ações de infraestrutura que deverão ser iniciadas a partir de março deste ano, nos locais onde estão os geosítios.

A meta é receber a equipe que integra a Unesco, prevista para vir à região em julho deste ano, e as questões prioritárias, relacionadas às exigências do órgão internacional para revalidação do Selo da Rede Global de Geoparks sejam atendidas. O coordenador geral do Geopark Araripe, Patrício Melo, afirma que participará nos próximos dias 25 e 26 de uma reunião de trabalho, em Fortaleza, na Secretaria das Cidades, onde serão definidas as ações a serem executadas por meio do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, dentro do Plano de Emergência.

O Secretário Joaquim Cartaxo, que recentemente esteve na região, com a equipe do Banco Mundial, destacou, junto com a equipe do Bird, a necessidade de dotar o Geopark de infraestrutura. O projeto também insere um trabalho de divulgação, com planejamento de comunicação e educação ambiental, e parcerias com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Fonte: Caderno REGIONAL/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário