Em 2011, o Porto do Pecém teve elevação positiva de 5% na movimentação de cargas e de 17% no faturamento. Foram movimentadas 3,36 milhões de toneladas (t) - em 2010, foram de 3,21 toneladas. Segundo informações do Governo do Estado, a movimentação registrou um aumento de 17% no faturamento da Cearáportos, empresa que administra o Porto do Pecém, no período de janeiro a dezembro de 2011. As exportações contribuíram com a movimentação de 989,66 mil t, enquanto as importações registram 2,37 milhões de toneladas movimentadas, com aumento de 2% no transporte de longo curso e de 15% no de cabotagem.
A movimentação de contêineres registrou variação positiva de 19%, com 101 mil TEUS exportados e 98 mil TEUS movimentados nas importações. As frutas contribuíram com a exportação de 306 mil t e os minérios com 214 mil. A maior movimentação nas importações ficou por conta do ferro fundido, ferro e aço, com 618 mil t, seguidos dos combustíveis minerais, com 615 mil toneladas.
Ranking
O Porto do Pecém, segundo dados da Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - permanece como líder na exportação de frutas entre todos os portos brasileiros, com participação de 47%, seguido pelos portos de Santos (13%) e Parnamirim, com 11%. O porto cearense lidera também a exportação de calçados, juntamente com o porto de Rio Grande, com percentual de 30% cada um.
Nas importações de ferro fundido, ferro e aço o Pecém é o terceiro colocado, com 17% de participação. O porto de São Francisco do Sul está em primeiro lugar, com 24, e o de Santos em segundo com 18%. O porto de Suape continua líder na importação de algodão, com 31% de participação, seguido pelo Pecém, com 24%.
Fonte: O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário