A humanidade levou menos de nove meses para esgotar o orçamento natural, segundo ONG americana. No sábado passado, 21 de agosto - "Earth Overshoot Day" ("Dia do Excesso") - os habitantes da Terra esgotaram todos os recursos que o Planeta lhes proporciona para o período de um ano, passando a viver dos créditos relativos ao próximo ano, segundo cálculos da organização não governamental (ONG) Global Footprint Network (GFN).
A GFN calcula o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade - o montante de recursos que o Planeta regenera a cada ano - e o compara à demanda humana: o montante necessário para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emissões de gás carbônico (CO2).
Já desperdiçamos o capital que o Planeta colocou à nossa disposição neste ano. Ao mesmo tempo, exaurimos o espaço útil para amontoar os nossos detritos, começando pelo CO2, que vem desencadeando as mudanças climáticas. Visto que parar é impossível, como sempre, resolvemos o problema repassando a conta para os nossos descendentes.
Fonte: Gestão Ambiental/ Negocios/ Diario do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário