sábado, 28 de junho de 2008

A situação do Sítio Fundão, no Crato, continua indefinida


Continua indefinida a situação do Sítio Fundão, no Crato, mesmo depois de uma longa negociação com o Governo do Ceará e avaliação por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os herdeiros dos 97 hectares do Sítio Fundão ainda não receberam o pagamento devido referente à compra da área onde será criado o parque estadual do Sítio Fundão.


Por outro lado, o Decreto de criação do futuro parque ainda não foi assinado pelo governador Cid Gomes, apenas o decreto da desapropriação. Sendo uma unidade de proteção integral, o parque terá uso muito restrito, voltado para o turismo, educação ambiental, pesquisa científica e visitação de estudantes.


O roteiro prescrito é que logo que for oficializado, será criado um Conselho Gestor que ficará responsável pela definição das metas a serem cumpridas dentro do parque que é rico em biodiversidades, várias espécies remanescentes de mata atlântica e, dentro da zona urbana do Crato, é a principal área verde que, se bem preservada, vai ajudar na manutenção do clima e as qualidades do meio ambiente local.
O Sítio Fundão também faz parte do Geotope Batateiras do Geopark Araripe que é uma outra ação de preservação ambiental do contexto geológico e paleontológico da Bacia Sedimentar do Araripe. Neste ambito existem também claros compromissos públicos de tranformação desta ação em um Programa Estadual de Governo e consolidação efetiva do parque, já que o próprio Governo do Estado está à frente da realização da 1ª Conferencia Americana dos Geoparks UNESCO, no Crato, em 2009. Imagem do Rio da Batateira, no Sítio Fundão. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Nenhum comentário: