quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A consolidação do Geopark Araripe

A consolidação do Geopark Araripe passa obrigatoriamente pela realização do seu Plano de Ordenamento de Estruturação, pois este é um roteiro fundamental de consolidação deste sistemas de parques naturais, assemelhado a vários outros existentes entre todo mundo. Notadamente da Rede Global de Geoparks Nacionais.

As diretrizes propostas tem que ser entendidas e incorporadas pelo conjunto de Secretarias e URCA/Universidade Regional do Cariri, que representam o Governo do Estado do Ceará envolvidas na consolidação do Geopark Araripe - Ciencia e Tecnologia, Cidades, Turismo, Cultura, Planejamento e Gestão - como um dos mais significativos projetos de desenvolvimento sustentável do Cariri, da Bacia Sedimentar do Araripe e do Ceará.

Tem que ficar claro aos gestores destas Secretárias de Estado e URCA, que nosso primeiro prazo de consolidação do Geopark, de três anos, já está quase esgotado. Vinte e sete meses são passados desde que o credenciamento do Geopark Araripe, proposto pela Missão UNESCO, foi aceito pela Rede Global de Geoparks Naturais. Em breve teremos uma nova Missão UNESCO entre nós, para uma nova avaliação de suficiencia e por conseguinte novos resultados devemos apresentar.

Os esforços de todos que contribuiram para reconhecimento da proposição desde fins de 2005, quando da elaboração do "Application Dossier for Nomination Araripe GeoPark, State of Ceará, Brazil" estão devidamente registrados. Só que a insistencia de alguns setores do Estado, por motivos próprios ou mesmo por carencia de experiencia no trato destas questões, em querer determinar um novo roteiro, novos prazos e novas formas de abordagem ou seu atrelamento a outros Programas de Governo, podem não ser convenientes, neste estágio da situação, onde se exigem resultados quanto ao ordenamento, estruturação e dotação de infraestrutura.

As realizações mais evidentes, até agora que se deram no Plano da Divulgação: Exposições - Crato, Osnabrück, Fortaleza - Publicações, Folders, Seminários, reportagens nos diversos veículos de comunicação local e nacional, são essenciais para divulgar o conceito de preservação e iniciar um roteiro de educação ambiental necessária, mas muito mais tem que ser feito e de forma urgenciada: o Geopark Araripe tem que ser consolidado em suas partes, conforme foi proposto e acordado com os organismos internacionais, que o credenciaram como participante da Rede Global de Geoparks Nacionais.

Este alerta já foi dado por vários especialistas e estudiosos que visitaram todos os geotopes, recentemente, como o próprio Prof. Gero Hillmer, o "inventor"do nosso Geopark Araripe, como o Dr. Armindo Jacinto, Diretor Geral do Geopark Naturtejo, que verificaram a integral ausencia de manutenção nos mesmos, o comprometimento ambiental em alguns casos e a depredação dos totens de identidade e sinalização. E esta agora mais uma vez sendo repetido por nós.

Nenhum comentário: