A restauração obedeceu fielmente a planta original, que tem suas paredes em taipa e é a única no Estado com dois andares. O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna) mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira.
Segundo Josa de Melo, gerente regional da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace), "durante a solenidade outras reformas podem ser anunciadas. As trilhas ecológicas também serão sinalizadas, mas ainda não há previsão", disse. Neste caso, Josa de Melo refere-se à reforma do engenho de pau (única lembrança regional do Brasil colonial) e da barragem construída pelos escravos.
Totalmente cercado e com trilhas ecológicas para visitantes, o Parque do Fundão é um geosítio do (Geopark) Araripe, mantém resquícios de Mata Atlântica e compreende uma área de 93,54 hectares - que foi desapropriada pelo governador Cid Gomes durante primeiro mandato. Os recursos para o trabalho de restauração (R$ 200 mil) foram obtidos por meio de compensação ambiental.
Vitória
Para Paulo Henrique Lustosa, a conclusão do projeto do Sítio Fundão "é uma vitória da população do Cariri que agora disporá de uma área de grande valia à sociedade. Estamos entregando a obra mais importante do Parque, que é um patrimônio cultural e a cumprimento de um compromisso".
Parcerias
Lustosa antecipou que o órgão buscará parcerias com o objetivo de reabrir o Parque do Fundão para visitas públicas. "Queremos avançar em parceria com entidades como a Universidade Regional do Cariri (Urca) e o próprio Geopark para fazer do Sítio do Fundão uma área de pesquisa, consulta e referência. Amanhã espero conversar com representantes destas entidades para começar a avaliar este próximo passo", disse.
De acordo com o presidente do Conpam, para rebarir o espaço com fins sociais é preciso, antes, de um intenso estudo que analise o impacto do trânsito de pessoas. "Temos de analisar com cuidado porque não é um parque de lazer. Vamos checar sua capacidade de suporte, um plano de manejo do parque".
Sobre o Parque
O Sítio Fundão é uma reserva ecológica localizada na área urbana do Crato, a 3 quilômetro do Centro. Em 2008, tornou-se um parque estadual. É cenário de espécies de Cerrado até remanescentes da Mata Atlântica. Apresenta características da composição florestal original que existia nesta área do Estado, bastante rica em biodiversidade.
O parque disporá de segurança para proteger os visitantes, alunos secundaristas e universitários que terão no local, ambiente propício às pesquisas relacionadas ao meio ambiente.
Toda e qualquer visitação, em grupo, obrigatoriamente deverá ser guiada, ou seja, acionada junto a gerência do parque.
Fonte: Regional/ Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário