sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Pecém: nova advertência

Ainda sobre o rápido e desordenado crescimento da vila do Pecém, opina o arquiteto José Sales: "Aqui no Ceará, projeta-se e implanta-se, há 15 anos, um complexo industrial ancorado em um porto oceânico de última geração, ao mesmo tempo em que são esquecidos os fundamentos básicos de suporte e consolidação desse empreendimento". Ele acrescenta: "Causa perplexidade pensar que tudo isso acontecerá como um processo de ´laissez faire´, como se vivêssemos ainda na fase da Revolução Industrial, onde o contexto urbano desenvolvia-se ´antropofagicamente´ e era continuamente reformulado com imenso custo social. Não basta apenas organizar glebas industriais para atrair investidores. Há que se organizar o território."

Fonte: Coluna do Egidio Serpa/ Diário do Nordeste

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Brasil terá 113 novos shoppings centers

Segundo a Alshop, novos empreendimentos vão consumir pelo menos R$ 5 bilhões em investimentos

SÃO PAULO - Levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) indica que há em construção no País 113 shoppings. Eles devem entrar em funcionamento até meados de 2014. A maioria dos empreendimentos está no Sudeste (60%) e no Nordeste (14%).

"O fato de o Nordeste aparecer como a segunda região do País que vai sediar novos shoppings foi uma surpresa boa", afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, fazendo menção ao processo de descentralização do crescimento econômico pelo qual o Brasil está passando. Sahyoun conta que os prefeitos de cidades com mais de 100 mil habitantes se esforçam para ter um shopping em seu o município, a fim de não perder arrecadação para a cidade mais próxima que tenha algum shopping.

Os investimentos previstos nesses novos empreendimentos deverão passar de R$ 5 bilhões, segundo informações coletadas com as empresas empreendedoras dos projetos e administradoras de shoppings.

Fonte: Estadão

O Brasil continuará sendo um país pobre......

No "reino da 6a economia do mundo": O Brasil continuará sendo um país pobre, mesmo com a previsão de que a sua economia vai ultrapassar a britânica como 6ª maior do mundo, segundo o economista Joerg Mayer, da Divisão de Globalização e Desenvolvimento Estratégico da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD, sigla em inglês).

Fonte: Blog do Eliomar de Lima/ O POVO Online

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Desafios urbanos no Pecém

Não há processo mágico que transforme uma vila de pescadores, na beira do mar cearense, em cidade de 200 mil habitantes, de modelagem moderna, para suprir um complexo industrial e portuário que agrega siderúrgica, ZPE, refinaria e ainda uma base aeroportuária de cargas. Há de existir um plano urbanístico que desenhe a integração de tudo isso com desenvolvimento sustentável. No porto de Yanshan, em Shangai, os chineses ensinam como vencer este desafio com qualidade. Esta é a opinião do arquiteto José Sales a respeito dos desafios urbanísticos do complexo do Pecém, algo que, pelo que se lê e ouve, não tem interessado aos governos.

Fonte: Coluna Egidio Serpa/ Diário do Nordeste Online

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Obras prometem melhorias, mas exigirão paciência de motoristas

O novo ano bate à porta e, com ele, promessas de transformações drásticas no trânsito de Fortaleza. Pelo menos 10 grandes obras estão previstas em importantes avenidas do lado leste da Cidade, região que concentra 70% do trânsito da Capital, além de intervenções em vias próximas ao estádio Castelão e na Parangaba. A Fortaleza da Copa do Mundo de 2014 deve, finalmente, começar a ganhar corpo.

Bloqueios de trânsito serão inevitáveis para a construção de túneis nos cruzamentos da Via Expressa com as avenidas Alberto Sá, Santos Dumont e Padre Antônio Tomás; e de túneis para acesso ao shopping Iguatemi e no cruzamento da Washington Soares com a Rogaciano Leite. O mesmo deve acontecer para serem erguidos viadutos nas esquinas da Engenheiro Santana Junior com Antônio Sales e Padre Antônio Tomás, e da Raul Barbosa com a Murilo Borges.

Haverá também construção de passagem subterrânea sob parte do trilho na Via Expressa e continuarão as obras para instalação do Metrô de Fortaleza (Metrofor). Além disso, a Washington Soares será duplicada em um trecho. A rodovia já é palco de construção de túneis para o Centro de Eventos do Ceará (CEC),

A longa lista causa temor nos motoristas. São pessoas como Agustinho de Oliveira Lúcio, 29. O motociclista, que percorre todo dia a avenida Engenheiro Santana Junior, reage com um sonoro “vixe” à certeza de que o caminho para casa mudará drasticamente no próximo ano. “O trânsito já é ruim. No momento do bloqueio, vai ficar muito pior”, visualiza o auxiliar de serviços gerais.

Fonte: O POVO Online

sábado, 24 de dezembro de 2011

Desafios urbanos no Pecém ²

Não existe nenhum processo mágico ou lampada de Aladin que transforme um vila de pescadores, numa beira de praia no litoral cearense em uma cidade de 200 mil habitantes de modelagem contemporanea para dar suprimento à um complexo industrial portuário, ancorado em um porto "off shore" que agrega ainda uma grande siderúrgica, uma refinaria, uma zona de processamento e exportação, uma base aeroportuária de cargas.

Tem que existir, obrigatoriamente um plano urbanístico básico adequado ou um plano piloto arrojado que dimensione a integração de tudo isso e com o melhor roteiro de desenvolvimento sustentável. Os chineses estão dando uma lição ao mundo de como encarar este desafio com qualidade. Vide o novo Porto de Yanshan, em Shangai, também "off shore"como o nosso Pecém.

Aguardar o "laisse faire" é assumir que a "modelagem" que foi adotada por Cubatão, em São Paulo e deu no que deu.

Comentário enviado ao Jornalista Egídio Serpa pelo Arquiteto José Sales/ Vice Presidente do IAB/CE, a título de observação do que ele escreveu em sua coluna de hoje, no Diário do Nordeste.

Desafios urbanos no Pecém

Empresários com negócios no Complexo do Pecém advertem: o mais urgente problema de lá é a falta de moradia para os milhares de operários que já chegaram e vão chegar para trabalharem lá. Denunciada aqui, cresce ali a favelização.

Fonte: Coluna Egídio Serpa/ Diário do Nordeste Online

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Desafio: não de novos presentes de Natal

Você está pronto a entrar no louco frenesi de compras do qual participamos todos os anos, não apenas na Black Friday mas em toda a temporada de festas?

Você está pronto para aquela incrível explosão de gastos, para inflar a conta do seu cartão de crédito, para o estresse de comprar coisas para todo mundo da sua lista?

Você está pronto para consumir uma quantidade insana de recursos, causar um desmedido impacto ambiental, e trabalhar longas horas para pagar por tudo isso?

Sim, é época das festas de fim de ano novamente, e com ela vem a pior parte do consumismo. Por mim, vamos pular fora e estamos lançando um desafio a todos os meus maravilhosos leitores e ao mundo: é proibido dar presentes novos durante as festas.

Que desafio maluco é esse? Simples – siga essa regra:

Não compre presentes novos durante as festas

"Espera, o quêeee"? Não se preocupe, existem alternativas:

Faça seus próprios presentes, como construir ou produzir algo artesanal
Faça presentes consumíveis, asse um bolo ou biscoitos
Ponha-se a serviço dos outros como presente: faça uma massagem, tome conta das crianças de um amigo, lave o carro, limpe a casa, corte a grama, etc.
Compre presentes usados em lojas do tipo brechó
Junte um grupo (ou a família) e doe para uma instituição de caridade
Faça trabalho voluntário

Compartilhe uma experiência com os amigos (como uma viagem ou um jantar fora)
Criem alguma coisa, juntos, em vez de consumir. Dê para os outros seus objetos ociosos (uma boa máquina de costura, etc.)
Sintam gratidão pelo que já tem.

Entrou nessa? Aceite esse desafio! Será divertido, você poupará dinheiro e a sua família precisará ser criativa.

Eco-embrulhos para o seu Natal

Fonte: Portal O ECO

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Curitiba: um convite ao bem-estar


Apesar de não figurar entre os destinos turísticos mais visitados do Brasil, a capital do Paraná ganha força por aliar a experiência de uma grande metrópole ao bem-estar de uma cidade bem planejada.

Agrande metrópole de prédios altos e perfil executivo convive com uma imensidão de áreas verdes que surpreende pelas exuberantes paisagens – naturais ou arquitetadas. Aliado a isto, uma simples caminhada pelo Centro ou um trajeto pelos bairros permitem conhecer o que é vivenciar uma cidade de bom planejamento urbano. Em meio a tudo isso, um cenário de forte movimentação cultural, que oferece opções gastronômicas e uma badalada vida boêmia. Esteticamente, as referencias europeias são inúmeras.

Esta é Curitiba (Paraná, região Sul), a cidade que apesar de não figurar entre os destinos turísticos mais visitados do Brasil, ganha força entre os roteiros nacionais como uma capital que alia a experiência de uma grande metrópole ao bem-estar de uma cidade bem planejada, que conta com 30 bosques e parques naturais que compõem os 82 milhões de metros quadrados de área verde. Entre eles, o mais famoso da cidade: o Jardim Botânico de Curitiba, inspirado nos grandes jardins franceses. O parque abriga a estufa metálica que, desde 1991, se tornou o cartão postal mais conhecido da capital do Paraná.

Após contemplar o interior da estufa – belo pela iluminação natural, pela cascata e pela diversidade de espécies vegetais - uma das opções oferecidas pelo Jardim Botânico é o Jardim das Sensações. Na trilha de 200 metros, o visitante é convidado a vendar os olhos e descobrir a natureza usando os demais sentidos. O som da cascata, o cheiro e a textura das plantas permitem um contato singular com a natureza. Para se chegar ao Jardim Botânico, a dica a adquirir um bilhete da Linha Turismo que leva o visitante para um tour pelos principais pontos turísticos da cidade.

Entre eles o centro histórico de Curitiba, com seus prédios modernos que convivem ao lado das históricas construções tombadas pelo patrimônio cultural da União. Nos nomes das ruas ou nas fachadas dos prédios, encontram-se diversos episódios da história do Brasil e do Paraná. Seguindo o percurso, o visitante é levado ainda ao bairro Santa Felicidade, onde se estabeleceram os primeiros imigrantes italianos a chegarem em Curitiba e que hoje é um dos corredores gastronômicos mais cultuados da cidade.

Fonte: O POVO Online/ Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Partitura vazia

A Orquestra Contemporânea do Ceará da UECE/ Universidade do Estado do Ceará, que fez um belíssima apresentação no fim de semana no Theatro José de Alencar, termina o ano sem nenhum patrocínio. A expectativa é de que a SECULT/ Secretaria de Cultura do Estado mostre a que veio.

Fonte: Coluna Vertical O POVO Online/ Blog do Eliomar de Lima

UFC em clima de Reisado

O grupo “Brincantes Cordão do Caroá”, programa de extensão da UFC, movimentará o Campus do Benfica neste período natalino. No próximo sábado, o reisado seguirá em cortejo pelas ruas do bairro. A concentração ocorrerá às 18 horas, na rua Paulino Nogueira, ao lado da Reitoria.

Sempre no mesmo horário, o grupo saírá no dia 26 próximo e no dia 6 de janeiro, quando termina o ciclo natalino com os festejos do Dia de Reis.

O local de concentração, nesse dia, será o jardim da Reitoria. Diversos mestres e brincantes de grupos populares de comunidades da Capital participarão da festa.
Entre os convidados, Mestre Marcos (Palhaço Mateus), do Reisado Nossa Senhora da Saúde/Varjota; Mestra Fátima, do Reisado Nossa Senhora Aparecida/Mercado Velho; Mestre Zé Pio, do Boi Ceará/Goiabeiras; e Mestre Ciro, do Boi Juventude/Pirambu.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A ocupação de estuários prejudica o peixe-boi marinho

A temporada de encalhes dos peixes-boi marinhos (Trichechus manatus), este ano, começou mais cedo. O primeiro filhote a ser retirado da praia foi em setembro, semanas antes de outubro, mês clássico para essas ocorrências. O aumento no número de encalhes põe à mostra novos problemas dessa espécie criticamente ameaçada no Brasil (de acordo com a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção) e no mundo (na lista vermelha do IUCN). As dificuldades para a manutenção desses mamíferos aquáticos na região tem relação direta com a ocupação do litoral ou das terras próximas ao litoral.

A aprovação do novo Código Florestal, que abriu exceção à ocupação até agora ilegal de mangues por atividades como a carcinicultura, pode tornar ainda pior a situação destes mamíferos.

A faixa de litoral leste do Ceará e o noroeste do Rio Grande do Norte é a região com maior número de encalhes no país, de acordo com a Ana Carolina Meirelles, coordenadora do Programa de Mamíferos Marinhos e do Projeto Manati da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Essa classificação chegou depois que seis estuários da região e suas formações de mangue passaram a receber projetos de salinas e de criação de camarões. “Essa região é parte do semiárido nordestino, onde os rios são intermitentes, os manguezais são pequenos e os impactos ambientais têm grandes consequências”, analisa.

Fonte: Portal o ECO

Eleições à Diretoria do IAB/CE Bienio 2012/2013

Hoje é dia de eleições para Diretoria do IAB/CE relativas ao Bienio 2012/2013. Apresenta-se uma chapa única composta de arquitetos/ urbanistas que vem participando da entidade nos últimos anos. Sem grandes novidades.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Acquario do Ceará: em avaliação no COEMA

“O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reune nesta quinta-feira (15), desde as 13 horas, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, em virtude da 45ª Reunião Extraordinária. Na ocasião, será apresentado e discutido o parecer técnico da Semace a respeito do estudo ambiental referente ao Acquário Ceará, para que os conselheiros possam votar a favor ou não da emissão da licença prévia do equipamento.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) entregue à Semace pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, o projeto informa que o Acquário Ceará possuirá área construída de 21,5 mil m², em quatro pavimentos. De acordo com o EIA/Rima, o objetivo é construir um espaço que fomente a educação e o entretenimento, com a finalidade principal de fortalecer o turismo cearense”.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Posse dos conselheiros do CAU Ceará

Ontem à noite, terça feira, 13 de Dezembro de 2011, no Auditório do CREA/CE houve a ultima reunião da CEARQ/ Camara de Arquitetura para convalidar a posse dos conselheiros titulares e suplentes do CAU/ Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Ceará. Depois de 76 anos juntos no CREA, os arquitetos partiram para voo próprio em um novo Conselho. Em seguimento, foi realizada a primeira reunião plenária do novo Conselho, no Estado do Ceará e o Arquiteto Antonio Luciano Guimarães foi eleito o Presidente do CAU/ Ceará.Longa vida ao CAU/CE.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fortaleza em Projeto/ Fórum CIC de Debates

A série de eventos Fortaleza em Projeto/ Fórum CIC de Debates, promovida pelo Centro Industrial do Ceará, com participação da FA 7/ Faculdade Sete de Setembro, FAC/ Faculdade Cearense, Fundação Edson Queiroz/ Universidade de Fortaleza, Faculdade Christus, FGF/ Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, Estácio/ FIC, Organização Educacional Farias de Brito e FIEc/ Federação das Indústrias do Estado do Ceará, será transformada em publicação.

Fonte: CIC/ Centro Industrial do Ceará

Eliomar de Lima recebe a medalha Antonio Drumond

O grande jornalista Eliomar de Lima recebeu ontem na Camara Municipal de Fortaleza a medalha Antonio Drumond, uma justa condecoração devido ao relevante serviço prestado na área de comunicação social em Fortaleza. Eliomar de Lima e seu Blog do Eliomar, com mais de 100 mil acessos/ mes são o maior sucesso em prosa e verso....leitura obrigatória em nosso Estado do Ceará...para quem quiser informação "just in time"....... http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

domingo, 11 de dezembro de 2011

A ocupação do litoral brasileiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de lançar, em parceria com a Marinha, o “Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil”. A publicação reúne informações que estavam dispersas em textos de diversas instituições nacionais e internacionais. O atlas traz dados sobre os recursos do mar, suas características geológicas, oceanográficas, biológicas e aspectos socioeconômicos do litoral brasileiro. Os mapas mostram, por exemplo, como a região costeira é fundamental no processo de ocupação do território brasileiro. Atualmente, mais de um quarto (26,6%) da população vive nessa área, o que representa aproximadamente 50,7 milhões de pessoas. A ideia é difundir a importância de se preservar as áreas costeiras, castigadas por ocupações irregulares, mau uso da praia por turistas e outras ações que geram uma série de problemas de poluição que prejudicam a própria população.


Fonte: Coluna Bolsa S/A/ O POVO Online

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dia Nacional do Arquiteto


Feijoada de Comemoração pelo Dia Nacional do Arquiteto, no Passeio Público de Fortaleza à Rua Dr. João Moreira, no próximo sábado(amanhã), dia 10 de Dezembro, a partir das 12h...com direito a música popular brasileira.....e muita comemoração pela consolidação do CAU/ Conselho de Arquitetura e Urbanismo.....

Fonte: IAB/ CE

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Senado aprova reforma do Código Florestal

Por 59 votos contra sete, o Senado aprovou na noite desta terça-feira (6) o texto-base do projeto que reforma o Código Florestal. Em seguida, os senadores analisaram os destaques ao projeto e vinte e seis emendas foram incluídas. O PSOL foi o único a recomendar a rejeição do texto. Agora, o texto volta para análise da Câmara, uma vez que sofreu alterações no Senado.

Peça-chave da legislação ambiental brasileira, o Código Florestal impõe limites ao avanço da produção agrícola e da pecuária no país ao definir quais áreas podem ser ocupadas pelos proprietários rurais e quais devem ser obrigatoriamente preservadas.

A proposta poupa a presidente Dilma de desgaste ao excluir a anistia explícita a desmatadores embutida no projeto da Câmara dos Deputados.

O texto da Câmara regularizava toda a produção agropecuária nas áreas de preservação permanente, deixando sem recuperação 55 milhões de hectares de florestas desmatadas até 22 de julho de 2008 –uma área do tamanho da França. Os desmatadores ficariam livres de multa.

Os senadores obrigam os fazendeiros a recompor de 15 metros a 100 metros de mata ciliar. Propriedades até quatro módulos são isentas. Na volta do texto para Câmara, esse ponto deve ser rediscutido.

Para Márcio Astrini, do Greenpeace, o Senado produziu um texto com uma série de dúvidas que poderão ser enfrentadas na Justiça. “São várias as inseguranças que podem chegar na Justiça. Como essa interpretação da anistia. O Ministério Público, técnicos do Senado, cientistas todos apontam que há anistia, menos o governo que adotou um discurso diferente”.

Fonte: Folha de São Paulo Online

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fortaleza, Fortalezas

Viva Fortaleza, o segundo livro do Projeto Memórias da Cidade será lançado hoje, 6 de Dezembro, com abertura de exposição homônima no Memorial da Cultura Cearense de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. A obra faz uma documentação iconográfica e afetiva da capital entre 1950 e 2010. Um trabalho primoroso da editora Terra da Luz, sob coordenação de Patricia Veloso.

Fonte: O POVO Online

Carlos Marighella recebe anistia política 42 anos após sua morte

“No dia em que completaria 100 anos, o líder comunista Carlos Marighella(1911-1969) recebeu a anistia política da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O evento foi realizado no início da noite desta segunda-feira (5) em Salvador, cidade em que Marighella nasceu. O presidente da sessão e vice-presidente da comissão, Egmar de Oliveira, sentenciou a decisão.

- Por unanimidade, a comissão declara anistiado político Carlos Marighella.

A decisão foi tomada após a leitura do processo, por parte da relatora, conselheira Ana Maria Guedes.

- A Comissão da Anistia, em nome do Estado brasileiro, faz os mais sinceros pedidos de desculpas pelas atrocidades que foram cometidas contra o herói do povo brasileiro, Carlos Marighella.

O evento contou com a presença da viúva de Marighella, Clara Charf, de 86 anos, do filho do casal, o advogado Carlos Augusto Marighella, do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), do senador João Capiberibe (PSB-AP), de deputados como Emiliano José (PT-BA), autor do livro “Marighella: o inimigo número um da ditadura militar”, e de políticos de outros Estados, como o vereador de São Paulo Ítalo Cardoso (PT), autor do projeto que deu a Marighella o título de cidadão paulistano, no ano passado.

Bastante emocionada, Clara chorou algumas vezes durante o evento.

- O reconhecimento da luta de Marighella pela liberdade e pela vida digna da população é uma vitória para o Brasil. A comissão resgatou a verdade da história e da luta dele. Por muitos anos, os governos mentiram, enxovalharam as pessoas para tirar do Estado brasileiro o peso dos erros. Esse processo acabou. A humanidade e o companheirismo sempre foram suas maiores características. Ele merece esse resgate.

O líder comunista fez oposição a duas ditaduras, de Getúlio Vargas e dos governos militares. Foi preso três vezes, entre 1932 e 1945, foi eleito deputado federal constituinte pelo PCB baiano em 1945 e voltou à clandestinidade em 1948, quando o governo de Eurico Gaspar Dutra declarou o partido comunista como fora da lei.

Marighella liderou os movimentos contrários à ditadura militar e participou da luta armada contra o governo. Chegou a ser considerado o principal inimigo do Estado brasileiro e foi morto, em 4 de novembro de 1969, por agentes do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), liderados pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, em uma emboscada na Alameda Casa Branca, em São Paulo.

Carlos Augusto, que articula com o governo do Estado a criação de um memorial para seu pai, na Bahia, lembrou a luta do pai contra a ditadura.

- O que a gente viu hoje foi a desmistificação de todas as mentiras que se falaram, ao longo de muitos anos, sobre meu pai. Meu pai não era um terrorista, ele foi um herói, uma inspiração, por sua coragem, por seu senso de dever e responsabilidade. Eu estou há 40 anos lutando para que esta verdade surja. E este é um momento de glória e honra a quem, como Marighella, lutou por este país.

Para o vice-presidente, a decisão reconhece como “legítima” a forma como Marighella enfrentou governos opressores.

- Com a anistia, o Estado brasileiro reconhece como legítima a forma escolhida por Marighella para enfrentar o terrorismo imposto pela ditadura militar. Estamos cumprindo o dever de iniciar o resgate da história de um lutador do povo brasileiro. Espero que a Comissão da Verdade possa apresentar à sociedade quem foram os que executaram, de forma covarde e brutal, Carlos Marighella. Não no sentido de revanchismo, mas para resgatar a verdade, para que ela não volte a acontecer.”

Fonte: R7.com/ Blog do Eliomar de Lima/ O POVO Online

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Abandonada a transposição do São Francisco


Cenário de propaganda eleitoral da presidente Dilma Rousseff e responsável por parte de sua expressiva votação recebida no Nordeste, a transposição do Rio São Francisco foi abandonada por construtoras e o trabalho feito começa a se perder. O Estado percorreu alguns trechos da obra em Pernambuco na semana passada e encontrou estruturas de concreto estouradas e com rachaduras, vergalhões de aço abandonados e diversos trechos em que o concreto fica lado a lado com a terra seca do sertão nordestino.

O Ministério da Integração Nacional afirma que é de responsabilidade das empresas contratadas a conservação do que já foi feito e que caberá a elas refazer o que está se deteriorando. Informa ainda que vai promover novas licitações em 2012 para as chamadas obras complementares, trechos em que a pasta e as empreiteiras não conseguiram chegar a um acordo sobre preço. Segundo o ministério, as obras estão paralisadas em seis dos 14 lotes e em um deles o serviço ainda será licitado.

Marcada por controvérsias, a obra da transposição começou a sair do papel em 2007 e, no ano seguinte, com os canteiros em pleno funcionamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua então ministra-chefe da Casa Civil e mãe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fizeram uma vistoria pela região para fazer propaganda da ação. Os dividendos eleitorais foram colhidos no ano passado por Dilma. Em Pernambuco, Estado onde começa o desvio das águas, ela obteve mais de 75% dos votos válidos no segundo turno da eleição. Nas cidades visitadas pelo Estado, onde as obras estão agora abandonadas, o desempenho foi ainda melhor. Em Floresta, a presidente obteve 86,3%; em Cabrobó e Custódia, 90,7%; e em Betânia, 95,4%.

Prometida para o final do governo Lula, a obra tem seu prazo de entrega sucessivamente adiado. A nova previsão é concluir os 220 quilômetros do eixo leste, de Floresta a Monteiro (PB), até o fim de 2014 e terminar no ano seguinte os 402 quilômetros do eixo norte, que sai de Cabrobó para levar água ao Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A obra está atualmente orçada em R$ 6,8 bilhões, 36% a mais do que a projeção inicial. Segundo o ministério, foram empenhados R$ 3,8 bilhões para a obra e pagos R$ 2,7 bilhões às construtoras.

Abandono

Durante três dias, a reportagem percorreu cerca de 100 quilômetros da extensão dos canais da obra. O abandono foi a tônica da viagem, com canteiros completamente parados. As únicas exceções foram as partes da transposição sob responsabilidade do Exército.

Em um dos trechos visitados, na divisa das cidades pernambucanas de Betânia e Custódia, cerca de 500 metros de concreto estão totalmente quebrados, com pedaços se soltando do solo. Esse trecho terá de ser refeito para a água do São Francisco passar. O padre Sebastião Gonçalves, da diocese de Floresta, foi quem encontrou o trecho destruído durante vistoria frequente que faz pelas obras. “As empresas abandonaram as obras e já começou a se perder o trabalho feito. É um desperdício inexplicável.”

A parte que aparece com as maiores avarias está no lote 10 da obra, que teve as obras iniciadas pelas construtoras Emsa e Mendes Júnior.

Fonte: O Estado de São Paulo

domingo, 4 de dezembro de 2011

Papagaios amarelos


Documentário da diretora suíça Emmanuelle de Riedmatten, que retrata a chegada à São Luís do Maranhão, há quase séculos atrás, em 1612, da expedição de Daniel La Touche - Monsieur La Ravardière - a mando do Rei da França Henri IV, que veio criar aqui no Brasil, a França Equatorial, e fundam São Luís em homenagem a Louis XIII. Uma aventura que termina em tragédia, já que em Novembro de 1614 são vergonhosamente derrotados por tropas portuguesas comandadas por Jeronimo Albuquerque. Um período desconhecido da História do Brasil e do Maranhão.

http://univesp.tv.br/site/programas/ponto-cinema?content_id=53&media_id=1131


sábado, 3 de dezembro de 2011

Festival Curta Canoa

O Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada está em parceria com a Faculdade Católica do Ceará em uma série de ações que acontecerão nesta edição do festival. Segundo a assessoria de imprensa do evento, essas ações ocorrerá a partir de segunda-feira e se estenderão até o dia 10 próximo em Canoa Quebrada e na sede do município de Aracati (Litoral Leste).
Uma das parcerias está na realização das oficinas de Fotografia, com Chico Gomes, fotógrafo do Núcleo de Prdução Audiovisual da Católica; Pensamento Criativo, com o professor Cláudio Sena; e Câmera, com o professor Fernando Maia. Haverá ainda a oficina de Som de Animação, ministrada por Alexandre Jardim, do Centro Técnico Audiovisual (CTAV) do MinC.

Com foco na defesa ao meio ambiente, as oficinas estão com inscrições abertas até o dia 02 de dezembro. Os interessados devem enviar um email para producao@jalimaproducoes.com.br, com o nome, contato e indicar em qual oficina deseja se inscrever.

FESTIVAL

O Curta Canoa 2011 é uma realização da J.A.Lima Produções, com patrocínio da PETROBRAS e do BNB. Apoio Cultural: COELCE, Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Sebrae/CE e Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC). Tem apoio do Goverdo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) / Lei Estadual Nº 13.811, e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Parceria: Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).

Fonte Eliomar de Lima