segunda-feira, 5 de julho de 2010

Selo de Qualidade para o Cariri

O setor turístico do Cariri ganha um novo impulso com o processo de qualificação que será realizado por meio do projeto Geopark Araripe. Uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do projeto trará o Selo de Qualidade para os empresários da gastronomia, hotelaria e artesanato dos seis municípios onde estão localizados os geossítios.

O lançamento do Selo de Qualidade aconteceu durante seminário, realizado no Auditório do Palácio da Microempresa, em Juazeiro do Norte. O Selo de Qualidade será entregue às instituições parceiras do Geopark Araripe. Na programação, apresentação da parceria do Sebrae com o Geopark, além da exposição institucional da Abrasel.

Empresários dos três segmentos ligados ao turismo dos seis municípios que fazem parte do Geopark (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Missão Velha) participaram da apresentação e alguns deles demonstram satisfação em poder agregar valores culturais e turísticos da região às suas empresas.

Várias reuniões são realizadas com os proprietários de restaurantes e outros setores, com a finalidade de realizar levantamentos de como é vivenciada a realidade desses empresários, destacando os aspectos positivos e os que devem ser melhorados. Os pontos estão relacionados aos serviços oferecidos e à qualificação.

Segundo o coordenador-geral do Geopark Araripe, Patrício Melo, a ideia é incorporar aos setores propostos a dinâmica do selo, dentro do processo de desenvolvimento do geoturismo na região do Cariri.

Ele destaca a atuação inovadora no Estado, por meio do Sebrae, de qualificar o trade turístico. Para isso, serão identificados os requisitos a serem avaliados nos locais. Cursos de capacitação terão o intuito de promover uma atuação conjunta com o segmento.

Cerca de 40 estudantes da empresa júnior do curso de Economia, da Universidade Regional do Cariri (Urca), estão envolvidos no processo de cadastro dos restaurantes da região, incluindo uma avaliação dos serviços que já estão em oferta.

De acordo com o coordenador do Geopark, esse trabalho visa também possibilitar aos estudantes uma capacitação e um conhecimento maior a respeito desses setores que são trabalhados. Além dos proprietários de hotéis e restaurantes, estão incluídos no processo os agentes de turismo.

Para as empresas que não atingirem no prazo determinado os requisitos para a aquisição do Selo de Qualidade, conforme Patrício, continuará a haver um acompanhamento dos segmentos que estão avançando nesse processo qualitativo. "Nesse caso, essas empresas terão um reconhecimento do Geopark, que já está iniciando um trabalho de divulgação", diz.

A fase de qualificação e reconhecimento por meio do Selo irá acontecer num segundo momento, após os levantamentos e adequações dos empresários às recomendações sugeridas pelos profissionais do setor turístico.

Empresários da área da gastronomia estiveram reunidos na semana passada, na sede do Geopark Araripe, no intuito de debater os primeiros artigos que serão utilizados em seus estabelecimentos com a marca Geopark Araripe. O cardápio, em dois idiomas, jogo americano e aventais terão as imagens da cultura e meio ambiente da região, além da marca do projeto e do restaurante. Todos os detalhes a respeito do material foram discutidos com os donos dos restaurantes, desde o tecido dos aventais, que serão distribuídos por meio do projeto.

Para o empresários Ricardo Pereira, do restaurante Pau D´arco, no Crato, essa iniciativa é pioneira, dando uma perspectiva de trabalho diferenciada para o setor, envolvendo os aspectos sócio-cultural e do meio ambiente, com ênfase na preservação das riquezas naturais do Chapada do Araripe.

Ele destaca a atuação da Urca com uma proposta de parceria. Para César Morais, do restaurante Só Baião, a parceria do setor público com o privado promove o incentivo para o desenvolvimento. O material será utilizado durante a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato (ExpoCrato) deste ano.

Fonte Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Um comentário:

Anônimo disse...

Gmv b fta b hot sex movies, sex. Gco j, fys dygedl|uas cxtdxbu p cn yw.