segunda-feira, 8 de março de 2010

Começa a eleição do Judas, no Crato

Começam as manifestações para a eleição do Judas, festa tradicional deste município, que ocorre durante a Semana Santa. A 10ª Festa Popular da Malhação dos Judas 2010 continua envolvendo a população da cidade do Crato no processo de escolha do Judas. No último dia 4, foi eleito pelo Colégio Eleitoral, no escritório Central do Judas - Bar do Evandro, o nome de cinco candidatos ao Judas da brincadeira popular.

Estão candidatos Cabelo do Cão, acusado de crimes temido na região do Cariri; José Roberto Arruda, governador detido, em Brasília; Madame Doença, Violentino e Big Brother.No Crato, a festa existe desde o início do processo de colonização da região do Cariri, e, como em outros pontos do Nordeste, o Judas costuma deixar, em versos populares, o seu testamento, passando sua herança para pessoas da comunidade. Tradicionalmente se aproveita a ocasião para retratar personalidades políticas ou pessoas que tenham cometido gestos condenados pela sociedade. É, assim, uma forma de protesto popular.

As urnas para votação dos cinco candidatos serão distribuídas em escolas, faculdades, bodegas, bares, restaurantes e mercantis. A apuração ocorrerá no dia 14 de março, no "Escritório Central do Judas", na Rua Ratisbona, 373. As pessoas poderão votar em um dos cinco nomes indicados na cédula eleitoral.

A festa é realizada pelo Ponto de Cultura Sociedade Cariri das Artes, Companhia Cearense de Brincantes, Circo-Escola Alegria, e tem a parceria da Secretária Municipal de Cultura, Coletivo Camaradas, Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo e o financiamento do Ministério da Cultura e do Governo do Estado.O Judas será malhado no Sábado de Aleluia, dia 3 de abril, no Largo do Centro Cultural do Araripe, e contará com personagens irreverentes, oficina de mascaras e brincadeiras, como o Sítio do Judas.

A festa já virou tradição na cidade e a cada ano vem crescendo com a participação do público e dos artistas.Segundo o diretor da Companhia Cearense de Teatro Brincante, Cacá Araújo, Malhação do Judas é um espetáculo de grande beleza e significação que revive a festa pagã das Capitales Romanas.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.