sábado, 19 de fevereiro de 2011

Semar multa empresas em mais de R$ 1 milhão

Informações falsas com transporte ilegal de carvão resultaram na aplicação de multa superior a R$ 1 milhão de reais, para três empresas que atuavam na região Sul do Estado do Piauí. A constatação foi feita, após análise dos técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, que detectaram informações falsas nos Documentos do Sistema Eletrônico – DOF ( Documento de Origem Florestal).

De acordo com o secretário Dalton Macambira, as empresas tinham licença para exploração de material lenhoso, assim como transporte, mas ao invés de desenvolverem suas atividades com base nas licenças expedidas e atendendo a legislação, as mesmas estavam usando o documento adquirido no Estado do Piauí, para atender as empresas de outros Estados como, Bahia e Pernambuco.

Segundo a fiscalização da SEMAR, as empresas Sombra da Mata Terraplanagem e Transportes LTDA, Sombra da Mata Terraplanagem e Transportes LTDA-ME e Ramos Agropecuária e Reflorestamento LTDA, não estavam desenvolvendo suas atividades, conforme justificavam ao solicitar emissão do DOF e sim, utilizando o mesmo para transporte de carvão clandestino produzido nos estados citados acima. Após ter passagem nas barreiras que exigem o DOF, o material era transportado para as siderúrgicas que ficam localizadas, principalmente, nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ter acesso às siderúrgicas, as empresas, também, devem apresentar o DOF.

Fonte: Tribuna do Piauí Online

Nenhum comentário: