terça-feira, 6 de abril de 2010

CE em situação de emergência ambiental


O Ministério do Meio Ambiente incluiu o Ceará na lista dos Estados em situação de emergência ambiental, devido aos focos de incêndios florestais e queimadas, detectados por satélite. A lista foi publicada, ontem, no Diário Oficial da União, e inclui também Minas Gerais, Piauí e Goiás. As ações são coordenadas pelo Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que atribui ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autonomia para operar nos municípios afetados.


Segundo o analista ambiental do Ibama, Humberto de Araújo Fragoso, esta medida do Ministério do Meio Ambiente tem como objetivo colocar o Ceará em estado de alerta para as possíveis consequências das queimadas, sejam elas acidentais ou não.


O analista afirmou que as queimadas em solo cearense chamaram a atenção do Ministério devido ao período de seca, quando o problema ocorre com mais frequência. Ele explicou que é importante que as queimadas sejam combatidas devido ao grande problemas que elas trazem para todos. "Destruição da biodiversidade do local, empobrecimento do solo e aumento de doenças respiratórias em decorrência da queda da qualidade do ar são apenas algumas das consequências causadas pelos incêndios", comentou o analista ambiental.


Em março, o Ministério do Meio Ambiente divulgou um levantamento informando que o Ceará ocupa a 2ª posição entre os Estados onde foram registrados os maiores índices de desmatamento de trechos de Caatinga, entre os anos de 2002 e 2008. Segundo os dados do Ministério, em seis anos, o Estado teve 0,50% do bioma compreendido em seu território desmatado - em grande parte, pelas queimadas.


Fonte: Caderno Regional/Diário do Nordeste

4 comentários:

Unknown disse...

Achei linda a página,bem criativa e de bom conteúdo.
Parabéns!
De:Haianne,nova olinda ce.

Unknown disse...

Achei linda a página,bem criativa e de bom conteúdo.
Parabéns!
De:Haianne,nova olinda ce.

Unknown disse...

Achei muito Linda página,bem criativa.
Parabéns!
De: haianne,nova Olinda CE

Unknown disse...

Achei muito Linda página,bem criativa.
Parabéns!
De: haianne,nova Olinda CE