quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ceará poderá ter novo Geopark UNESCO

Tombados como patrimônio natural nacional, os monólitos de Quixadá deverão ser o próximo Geopark UNESCO no Ceará. Uma comitiva formada por representantes da China, Estados Unidos e Japão visita a "Terra dos monólitos" hoje. São membros da Associação Internacional das Montanhas Famosas do Mundo e do Geopark Monte Lushan, com sede na China. Chegam para avaliar o ingresso deste Município na entidade internacional. Será o primeiro passo para o reconhecimento da exótica área geográfica de formações rochosas de Quixadá na rede global de geoparques da Unesco.

A visita faz parte da programação da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18). Além dos monólitos de Quixadá, o grupo deve avaliar as formações da Serra da Ibiapaba, para inclusão na Associação. O Secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo, a consultora do Banco Mundial e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Amorim, e o arquiteto Romeu Duarte, ex-superintendente do Iphan no Ceará, devem acompanhar a missão especial hoje.

A Presidente da Fundação Cultural de Quixadá, Sandra Venâncio, foi uma das responsáveis pela articulação internacional na sua cidade. Ela aguarda a inspeção com expectativa. Será uma tarde para conhecerem as riquezas naturais encravadas no "Curral das pedras", como esta área geográfica também é conhecida. Todavia, ela espera ser o suficiente para impressionar os visitantes. Conta com o apoio do arquiteto admirador dos monólitos e da representante do Banco Mundial.

Segundo Sandra Venâncio, esse processo começou justamente, com uma visita informal da consultora de Desenvolvimento Regional do Banco Mundial, Mônica Amorim, à sua terra natal, no mês de março passado. A visitante ficou deslumbrada com a paisagem no entorno do Açude do Cedro. Para onde olhava se deparava com as exóticas formações rochosas. "Foi ela quem sugeriu a mobilização em busca desse reconhecimento. Potencial nós temos", comemora a articuladora de Quixadá.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nascimento Marques, avalia a iniciativa como uma excelente oportunidade para a valorização do turismo regional, por meio da certificação mundial. Também poderá facilitar a captação de recursos econômicos. Ele cita como exemplo o parque urbanístico do Açude do Cedro, que deverá receber investimentos de R$ 20 milhões pelo PAC. Porém, o valor não será o suficiente para adequar e promover a conservação da maior riqueza natural da região, os monólitos e a natureza do entorno.

No mapeamento realizado pelo Iphan constam 13 áreas distintas de monólitos, denominadas conjuntos, sendo eles: São Francisco, Santa Fé, Pedra Riscada, Muxió, Herval, Equador, Serrote Verde, Nariguda, do Cedro e dos Cavalos, Pedra do Cemitério e o mais famoso deles, a Galinha Choca. A Pedra do Cruzeiro também consta na área poligonal do tombamento. O conjunto natural passou a ser considerado patrimônio nacional em setembro de 2004. A área de tombamento conta com 5,8 mil hectares.

De acordo com Joaquim Cartaxo, além de Quixadá e da Serra da Ibiapaba, na programação do grupo estão sobrevoos das cidades de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara e Ipu. Também estão previstas visitas ao Parque Nacional de Ubajara e a Bica do Ipu. Ele ressaltou que a missão analisará somente as potencialidades geográficas dessas regiões para inclusão no seleto grupo de Montanhas Famosas. Esse trabalho é desenvolvido por sua Secretaria desde o ano passado, quando a Associação surgiu. Quanto ao reconhecimento como Geopark, Cartaxo justificou ser incumbência exclusiva da Unesco.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: