quinta-feira, 3 de março de 2011

Lixo será transformado em adubo orgânico em Teresina

Em uma ação que mobilizou mais de 80 homens, a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste retirou da Horta Comunitária do Grande Dirceu cerca de duas toneladas de lixo. O motivo da grande operação de limpeza foi que nas próximas semanas os horticultores irão começar a transformar lixo em adubo orgânico que será usado nos canteiros de cebola verde, quiabo, maxixe e cheiro verde.

Foram vários os motivos para realizar esta operação, pois além de evitar a contaminação de pessoas com doenças transmitidas pelo acumulo de lixo também nas próximas semanas os horticultores irão começar a transformar o lixo em adubo orgânico que será usado nos canteiros de cebola verde, quiabo, maxixe e cheiro verde.

O pontapé da operação contou com a presença do prefeito Elmano Férrer e de representante da Superintendência de Desenvolvimento Rural - SDR. O prefeito destacou a iniciativa e afrmou que é louvável dar um destino ao lixo.

Durante a operação foram usados 15 caminhões e uma par carregadeira que juntos tiraram cerca de 250 toneladas de lixo, que além de poluir a horta deixava o bairro comvisual desagradável. Todo material recolhido foi levado para o Aterro Sanitário que fica localizado na zona Sul da cidade.

Com a limpeza do local, os horticultores que recentemente receberam orientações dosfuncionários da Superintendência de Desenvolvimento Rural de como transformar o lixo produzido por eles em adubo orgânico, irão começar a utilizar o lixo, reduzindo a compra de outros tipos de adubos.

O superintendente da SDU/Sudeste, Paulo Roberto, disse que a Prefeitura de Teresina está fazendo sua parte deixando a horta comunitária limpa, mais para que a ação tenha o efeito esperado é preciso que os horticultores e moradores que moram próximo à horta se conscientizem do perigo que o lixo acumulado em local errado pode gerar muitas doenças. "Ações como esta irão entrar no nosso cronograma de limpeza pública com a finalidade de melhorar mais ainda a limpeza das nossas ruas, praças e parques", disse.

Diariamente a Gerência de Serviços Urbanos da SDU/Sudeste está nas ruas com 80 homens que trabalham na limpeza de ruas, avenidas, praças, parques e galerias.

Fonte: Tribuna do Piauí. http://www.tribunadopiaui.com.br/

Nenhum comentário: