domingo, 20 de março de 2011

Romeiros do Padre Cícero: Peregrinos da Fé


No ano do seu centenário, Juazeiro se consagra como o santuário do Nordeste, onde os devotos do Padre Cícero se ajoelham no chão sagrado em busca de Deus e encontram sentido e esperança para continuar vivendo. Para os romeiros, Juazeiro é a nova Canaã, a terra prometida por Deus e que, de acordo com a Bíblia, simboliza o lugar de conquistas espirituais.

A exemplo dos hebreus, que fugiram da seca e da guerra, o romeiro encontra em Juazeiro o espaço sagrado para suas convicções. Durante a romaria, a cidade se converte num centro de devoção com missas, bênçãos, procissões, novenas, peregrinações e visitas aos locais considerados sagrados para estes atuais peregrinos.
“Em Juazeiro, os romeiros buscam a sombra acolhedora da árvore da vida, representada nas paredes e teto de um santuário, casa de Maria e casa do povo que deseja a Salvação no Sagrado Coração de Jesus”, afirmou dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato, em sua segunda Carta Pastoral, denominada “Romarias e Reconciliação”. A carta é aberta com uma citação do próprio Padre Cícero: “Juazeiro tem sido um refúgio dos náufragos da vida”.

Sob as bênçãos do “Padim”, milhares de romeiros seguem anualmente para Juazeiro do Norte na ânsia de alcançar graças ou agradecer preces atendidas. A cidade, de 240 mil habitantes, tornou-se o maior centro de romaria do Nordeste.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: