segunda-feira, 30 de maio de 2011

Avanço do mar afasta turistas do litoral oeste


Imóveis desvalorizados, estabelecimentos comerciais fechados e, principalmente, abandono dos banhistas. Essa é a realidade atual das praias de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, especialmente as de Iparana, Pacheco e Icaraí.

Esse trecho do litoral cearense, que se encontra em estado avançado de degradação, será um dos temas a ser discutido hoje pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa. Em audiência pública, deputados, técnicos e populares irão debater a erosão costeira e o aquecimento global. O evento, em comemoração ao Dia do Geólogo, acontece às 14h30, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Para moradores e comerciantes das localidades de Iparana e Pacheco o tema é mais que oportuno, em vista das perdas que a área vem sofrendo com contínuo avanço do mar e a ausência de políticas públicas para conter a erosão.

Efetivamente, estão sendo desenvolvidas ações de contenção no Icaraí, numa faixa de 1.370 metros, onde foi introduzida a técnica de "bag wall" ou "barramar", obra que despendeu R$ 8 milhões, recursos do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional.

No entanto, para a comunidade local é muito pouco ainda o que vem sendo feito. O comerciante Joaquim Lima Silva, proprietário da barraca "O Odorico", localizado em Iparana, por exemplo, diz que vem amealhando prejuízos significativos ao longo de uma década.

Fonte: Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário: