segunda-feira, 2 de maio de 2011

Marina Silva: o verde da maturidade


Pedro Augusto da Silva chegou ao Acre em 1945. Era o último ano da Segunda Guerra Mundial. Nascido em Messejana, no Ceará, ele integrava a leva final dos chamados “soldados da borracha” legião de egressos do Nordeste brasileiro que seguiram para os seringais da Amazônia para extrair borracha, como parte do esforço de guerra. Foi ali, distante do Estado natal, que conheceu Maria Augusta da Silva, também cearense, nascida em Paracuru. De lá nunca voltaram. Ele, aos 84 anos, está até hoje no Acre. Ela morreu cedo, aos 36 anos. Tempo suficiente para ter 11 filhos, oito dos quais sobreviveram. Um deles, Maria Osmarina Silva de Souza.


Marina era apelido dado por uma tia. Acabou incorporado oficialmente ao nome quando disputou a eleição de 1986. Assim como ocorreu com Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele tempo, candidata a deputada federal, não podia usar apelido como “nome de guerra” eleitoral. Hoje, com o nome que escolheu, agregado ao sobrenome de casada, chama-se Maria Osmarina Marina Silva de Souza Vaz de Lima.


Iniciou a trajetória política como militante do Partido Revolucionário Comunista (PRC), agremiação que não atuava como legenda formalmente constituída. Vereadora, deputada, senadora, ministra do Meio Ambiente, foi apontada em 2008 pelo jornal britânico The Guardian uma das 50 pessoas no mundo capazes de ajudar a salvar o planeta. Grande fenômeno da eleição de 2010, rompendo a esperada polarização entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), foi determinante para realização do segundo turno.


Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: