segunda-feira, 16 de abril de 2012

Parque Adahil Barreto em estado de abandono

Uma cidade carente de amplas áreas verdes para lazer da população, Fortaleza vê entregue ao abandono um dos seus principais espaços públicos destinados à prática de atividades ao ar livre. Fundado há 32 anos, o Parque Adahil Barreto sofre, atualmente, com a falta de manutenção. Indignados, os frequentadores reclamam do descaso por parte da Prefeitura.

O estágio de abandono do polo de lazer pode ser comprovado logo na entrada principal, onde resta apenas uma das partes do portão de acesso. Porções do muro que delimita o parque foram destruídas. Galhos de árvores e lixo doméstico se acumulam nas calçadas.

Na área de 44 hectares, onde resistem manguezais e o verde de árvores típicas da flora cearense, a falta de manutenção se apresenta em forma de bancos de madeira e cimento quebrados e lixo acumulado.

Além disso, brinquedos infantis e equipamentos de ginástica estão danificados, bem como parte das calçadas e da ponte de madeira que conduz às margens do Rio Cocó.

Não bastasse, a iluminação pública no parque é precária e não há qualquer tipo de segurança para os frequentadores, como a presença de policiais militares ou guardas municipais. A situação favorece a presença de malandros e desocupados.

Moradia de bichanos

O espaço verde transformou-se em moradia permanente de gatos abandonados. Mais de 100 bichanos, que nunca foram vacinados, perambulam pelo parque. Os animais sobrevivem graças à caridade de pessoas que depositam ração diariamente.

Frequentador assíduo do Parque Adahil Barreto, o aposentado João Carvalho Vieira, lembra com saudade dos tempos áureos da área, quando era bem cuidada e a frequência de pessoas era intensa. "Hoje, o que vemos aqui é o retrato do abandono", lamenta Vieira.

Também amante do local, o aposentado José Raimundo de Farias reclamou: "Além da falta de manutenção, as árvores estão morrendo pela ação de cupins e outros parasitas. Há muitos anos não passam por poda. Fora isso, o mato está crescido em partes do parque e os mosquitos da dengue fazem a festa em depósitos abertos que acumulam água".

O advogado Luís Vieira, que costuma praticar cooper no parque, critica o descaso da Prefeitura para com a área de lazer. "É preciso recuperar já esse espaço verde de Fortaleza, com a retomada de atividades de lazer aqui para crianças e adultos, aliada a uma campanha de preservação", enfatizou.

O Parque Adahil Barreto fica na área de abrangência da Secretaria Executiva Regional (SER II). Contudo, a responsabilidade pela limpeza e manutenção do espaço é da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), que mantém uma gerência no polo. O parque deverá passar por uma ampla reforma até o fim do ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: