domingo, 1 de abril de 2012
Obras da Copa: começa corrida contra o tempo
A 803 dias da Copa do Mundo de Futebol, os resultados do processo que envolve elaboração de projeto, captação de recursos, licitação e execução dos serviços começam a se tornar mais evidentes na Capital. Das intervenções na principal via de acesso ao Castelão ao início das obras do ramal Parangaba Mucuripe do VLT (veículos leves sobre trilhos), a concretização da Fortaleza planejada para 2014 dá sinais de que está mais próxima, enquanto as administrações federal, estadual e municipal ainda empreendem a corrida contra o tempo para garantir que tudo esteja pronto durante realização do evento esportivo.
Além das intervenções previstas na Matriz de Responsabilidade - que reúne as obras consideradas essenciais para a Copa -, diversos projetos ligados, ainda que de modo indireto, ao evento também estão sendo executados ou prestes a iniciar os trabalhos, a exemplo do Acquario Ceará e da requalificação da Beira-Mar.
Dos serviços previstos na Matriz de Responsabilidade, a maior parte deve ter sua execução iniciada neste ano. Para o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, 2012 pode ser considerado o ano de execução das obras previstas na Matriz de Responsabilidade, acrescentando que todas as intervenções serão executadas a tempo.
Maior legado
Consideradas o maior legado a ser deixado aos fortalezenses após o Mundial, as obras de mobilidade urbana, que envolvem intervenções nas avenidas no entorno do Castelão e a implantação do ramal Parangaba-Mucuripe e da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, já podem ser constatadas de modo mais visível.
No entorno do Castelão, as obras começaram em janeiro último, na Via Expressa. No mês seguinte, foram iniciados os serviços de fresagem na Avenida Dedé Brasil. Em março, foi dada a partida aos trabalhos na Avenida Alberto Craveiro.
Receio
Enquanto os serviços estão em estágio inicial - sem implicar em interdições -, o administrador Ellison Machado, que mora próximo ao Castelão, concilia o receio quanto aos transtornos que serão causados ao trânsito na região e a expectativa de melhoria de uma área onde o trânsito é considerado problemático.
Quando soube que Fortaleza seria uma das sub-sedes da Copa, conta, esperava que as intervenções tivessem início mais cedo, principalmente para que as obras não se dessem de modo simultâneo, agravando os transtornos ligados ao trânsito. Segundo o coordenador Transfor, Daniel Lustosa, o fato de só neste ano as obras da Prefeitura previstas na Matriz de Responsabilidade terem começado deveu-se ao trâmite natural pelo qual devem passar projetos do gênero.
Conforme Lustosa, após a construção da Matriz de Responsabilidade, assinada por prefeitos, governadores e o ministro do Esporte, foi iniciado o processo de preparação para as obras, com conclusão das licitações em 2011 e execução prevista para 2012 e 2013. Ele assegura que todas elas estarão concluídas até o início do evento.
De responsabilidade da Prefeitura, há os projetos de mobilidade urbana nas vias de acesso ao Castelão. O governo do Estado, por sua vez, é responsável pela conclusão do estádio, da Linha Sul do Metrofor e do ramal Parangaba Mucuripe. Já o governo federal se responsabiliza pela ampliação do Aeroporto Pinto Martins e da implantação do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe.
Fonte: Diário do Nordeste
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