quinta-feira, 23 de agosto de 2007

GeoParks Program UNESCO

Após a realização da conferência RIO ECO 92/ Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, em 1992, os temas ligados à proteção e preservação do meio ambiente, passaram a ser destaque como uma das principais prioridades da humanidade, transformando-se em palavras de ordem constantes em todos os roteiros de desenvolvimento, compostas sob a denominação de AGENDA 21.
Estas novas diretrizes de proteção e preservação do meio ambiente passaram a incluir roteiros mais adequados de compreensão dos processos naturais, químicos, biológicos e geológicos que têm deixado suas marcas na superfície do nosso planeta Terra, considerando que estas situações estas, que tanto afetam a vida presente da própria humanidade, como influenciam o seu futuro. O conhecimento da nossa herança geológica e o respeito ao processo de evolução, passaram a ser fatores importantes para a determinação de qualquer roteiro de desenvolvimento sustentável, no presente.
Destes primeiros passos, sugiram diversas iniciativas internacionais de preservação, valorização e proteção de situações que podem ser testemunhas chave da história do planeta e da evolução da vida. Uma das mais importantes é GEOPARKS PROGRAM UNESCO.

Nenhum comentário: