sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Uma remodelagem desnecessária


A definição de um novo modelo de abordagem ao Geopark Araripe é desnecessária. O Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe, que tem a denominação compacta de Plano Geopark Araripe, foi composto durante 2006, tendo como base em um reconhecimento preliminar e um diagnóstico da situação do contexto geral da Bacia Sedimentar do Araripe e de cada um dos geotopes. Isto posto foram adotadas as recomendações padrão da própria UNESCO, tendo como espelho outros geoparques da Rede Global de Geoparks Nacionais, além dos próprios parques nacionais brasileiros e outras unidades de conservação, além de incorporar as recomendações do IPHAN para a realização de inventários de tombamento e Plano de Manejo orientados por organismos de proteção e conservação.

Durante este período de tempo, que já ultrapassa dois anos, suficientes verificações da proposição foram feitas por várias equipes técnicas apartir de repetidas apresentações e reapresentações em diversos fóruns, comprovando a suficiencia do mesmo. Dentre as intituições que verificaram o Plano Geopark Araripe estão: a própria URCA/ Universidade Regional do Cariri, a SCT/ Secretaria da Ciencia e Tecnologia, a SDLR/ Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional e a atual Secretaria das Cidades. Resta uma resolução política: dar seguimento a implantação do Geopark Araripe.
Imagem aérea do Canyon da Cachoeira de Missão Velha. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Registro realizado em 2006. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: