segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A culpa e dos transportes

Um novo estudo conduzido pela Nasa sugere que o transporte rodoviário é o principal causador do aquecimento global. Na pesquisa que veio a público etsa semana, são analisadas as ações de várias espécies químicas – como o dióxido de carbono (CO2), óxidos nitrosos (NOx), Metano, nitratos, sulfatos, ozônio (O3) e os chamados carbono orgânico e carbono negro – no aquecimento e resfriamento na terra, para cada setor da economia.

Na análise, não foi considerada a quantidade de emissão destes poluentes, mas seu potencial para aquecer o resfriar a Terra. No total, foram analisados 13 setores, suas emissões de 2000 até hoje e projetados cenários futuros até 2100. O resultado a que chegaram foi de que os veículos motorizados são os que mais contribuem para o aquecimento da terra, agora e no futuro próximo.

O que o estudo quer dizer é que, mesmo não sendo o principal em termos totais de emissões, carros, ônibus e caminhões têm a combinação de poluentes mais poderosa na elevação da temperatura da Terra.Na análise da agência americana, a queima de combustíveis domésticos e a pecuária, em especial o metano produzido pelo gado, ficam em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Até 2100, a produção de energia passa a ser o maior promotor do aquecimento e a industria salta da menor contribuição em 2020 – entre os setores analisados – para o terceiro maior contribuinte.

Fonte: Portal O ECO http://www.oeco.com.br/

Nenhum comentário: