terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

I Encontro de Escritores e Cordelistas do Cariri

Escritores, poetas, cordelistas e repentistas deste município e do Cariri estiveram reunidos no último fim de semana, durante o I Encontro do setor, realizado na região, para debater o fortalecimento do movimento literário na região e elaborar o Plano Municipal de Cultura. Uma rede de discussão permanente será criada para debater o assunto e possibilitar a elaboração de um documento reivindicatório de apoio aos escritores da região.

O encontro aconteceu no Teatro Marquise Branca, numa plateia seleta. Os debates também tiveram um caráter didático e foram iniciados com palestra do professor Renato Casimiro, escritor e pesquisador juazeirense, que falou sobre registros de trabalhos literários na Biblioteca Nacional, ficha catalográfica, direitos autorais, entre outros esclarecimentos para a área.Vários questionamentos e discussões foram abordados em torno desse assunto, no qual se viu a necessidade de apoio maior aos escritores, para os registros dos trabalhos e a inserção no universo da produção literária nacional dos textos de escritores caririenses.

O pesquisador e escritor juazeirense, Daniel Walker, falou sobre o Projeto do Centenário de Juazeiro do Norte.Durante as festividades do Centenário, serão priorizados os trabalhos literários que forem lançados durante este período, estimulando a produção de trabalhos relacionados à história de Juazeiro do Norte e região. No I Encontro, foram priorizadas discussões em grupo para elaboração de um Plano Municipal de Cultura.

O início das discussões começou por Juazeiro, por meio de iniciativa da Secretaria de Cultura da cidade. O evento teve a parceria do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC), Instituto Cultural Caririense (ICC) e Academia dos Cordelistas do Crato, além de outras instituições. O escritor Renato Casimiro destaca a importância de um reconhecimento do mercado para a produção literária, como acontece com o audiovisual, com o CD e o DVD. Segundo o escritor e coordenador do evento, Franco Barbosa, o objetivo desse trabalho é reunir forças para que haja uma continuidade do trabalho. A próxima reunião, em maio, acontece em Crato, depois Barbalha e Araripe. Conforme o coordenador, os encontros nessas três cidades servirão de base para dar encaminhamento ao documento com as principais necessidades do setor.

Nenhum comentário: