segunda-feira, 10 de maio de 2010

Amazonia: 09 paises,1 floresta



A Amazônia é notícia. Interessa ao mundo inteiro. Mas isso não quer dizer que a cobertura diária reflita sua importância internacional. Por ser a maior floresta tropical do planeta, pelos seus imensos recursos naturais, pela sua significação para o equilíbrio ecológico mundial e, em especial, pelos conflitos que o desenvolvimento econômico lhe impõe, a Amazônia forma parte do imaginário popular e atrai o interesse da sociedade e da imprensa internacional. A demanda por informação fidedigna e original sobre a Amazônia é enorme e atravessa todas as barreiras – as físicas, as políticas e as linguísticas. Esta demanda é essencialmente gerada pelos 800 milhões de usuários da internet ao nível mundial.

Mas, a informação que circula pelo mundo sobre a Amazônia é em geral: (1) de segunda mão, ou seja, não originada diretamente na região, (2) de baixa qualidade ou muito fragmentada, (3) não é comentada ou interpretada, nem situada num contexto regional ou temporal e pelo tanto, é difícil de compreender e, (4) quase sempre é descontinuada.O Eco Amazonia é uma iniciativa da Associação O Eco em parceria com a Fundação Avina, que através de sua Rede de Articulação Amazônia (Rede ARA) apoia o diálogo de entre pesquisa e jornalismo.

O objetivo principal de O Eco Amazonia é estabelecer uma rede de jornalistas, pesquisadores e líderes da sociedade cívil com integrantes de todos os países detentores da floresta amazônica - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Uma rede que contribua a satisfazer, mediante meios eletrônicos, a demanda por informação atualizada e fidedigna sobre a problemática ambiental da Amazônia. E publicar estas informações simultaneamente em português, espanhol e inglês, para acelerar sua troca entre um público de leitores e colaboradores a mais ampla possível.

Fonte: http://www.oecoamazonia.com/ Fotografia Magi Moss do Rio Curuçá.

Nenhum comentário: