terça-feira, 18 de maio de 2010

Barbalha homenageia Trezena de Santo Antônio

As cores vermelha e verde fazem parte da decoração das ruas, dos muros e dos prédios públicos de Barbalha. Esta cidade se veste com as cores da bandeira de Portugal com o objetivo de homenagear os portugueses no âmbito das comemorações dos 300 anos da Trezena de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que nasceu em Lisboa em 1195 e chegou ao Cariri, na época da colonização, trazido pelos portugueses, no século XVIII. As cores vermelha e verde foram fazem parte da decoração das ruas centrais e dos muros da periferia e dos prédios públicos.

A ornamentação lembra ainda a Copa do Mundo que será aberta dia 10 de junho, no encerramento da festa do padroeiro da cidade, que ocorre no dia 13. O secretário de Cultura do Município, Dorivan Amaro, justifica que Barbalha tem uma forte ligação com o futebol. Ele lembra que a primeira avenida por onde passará o cortejo do pau da bandeira tem o nome de Jules Rimet, desportista idealizador da Copa do Mundo que deu o nome à taça conquistada definitivamente pelo Brasil em 1970.

O secretário esclareceu que será mantida a decoração tradicional, que vai mostrar a cultura do Município. Na manhã do dia 30, antes do carregamento do pau da bandeira, acontece um desfile com a participação de mais de 50 grupos folclóricos. Ele esclarece que a festa não é só o pau da bandeira. São duas semanas, de 30 de maio a 13 de junho, de quermesses, comidas típicas, trezenas, apresentações folclóricas e festas populares, com artistas regionais e nacionais no Parque da Cidade, um espaço destinado só à eventos.

Este ano, segundo ele, a responsabilidade é maior porque o evento está sendo acompanhado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a finalidade de promover o tombamento da festa como patrimônio imaterial do povo brasileiro.

Essa conquista inclui também a preocupação com o meio ambiente. Na semana passada, a Fundação SOS Chapada do Araripe promoveu Seminário, no qual foram analisados os aspectos culturais, legais e ambientais do pau da bandeira. Na mesma linha, o curso de Geografia da Urca promove estudo mais abrangente, visando interação da tradição, a religiosidade popular, manifestações folclóricas e o meio ambiente com a festa do pau da bandeira.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: