segunda-feira, 17 de maio de 2010

Praias do Aquiraz não tem estrutura para o Turismo



Além do Porto das Dunas, as Praias do Presídio, Prainha e também Iguape e Barro Preto, em Aquiraz, estão sem qualidade para elevar o setor turístico. Os poucos quilômetros de distância que separam as praias do Presídio e Prainha, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, não diferem quanto à infraestrutura. Os dois destinos, do Litoral Leste cearense, apresentam os mesmos problemas: falta de saneamento básico, segurança e pavimentação.



Mesmo sendo considerados destinos turísticos reconhecidos internacionalmente, falta muito para que as duas praias adquiram essa qualidade.Embora Presídio e Prainha recebam investimentos para alavancar o turismo, com a implantação de rede hoteleira, verifica-se que as duas vilas litorâneas permanecerão deficitárias de serviços básicos. Os investimentos não chegarão para as duas praias e, cada vez mais, os moradores ficarão distantes da realidade construída tanto no Presídio quanto na Prainha.



Os moradores destes destinos reclamam da falta de saneamento básico. A previsão é de que daqui há 10 anos será inviável cavar poço em detrimento da contaminação do lençol freático. O empresário e proprietário do Jangadeiro Praia Hotel, na Praia do Presídio, Luis Studart Júnior, diz que esse é um problema que se arrasta há muito tempo, principalmente, porque o loteamento do Presídio foi feito de maneira irregular. "Os loteamentos eram feitos com a mínima estrutura e as casas foram construídas sem saneamento", comenta o empresário. Com isso, a consequência é que todas as fossas residenciais acabam por prejudicar o lençol freático do litoral."O poço profundo do hotel é construído no centro, livre de contaminação porque faço os testes", destaca. Mesmo assim, ele afirma que, nestas condições, a água do Presídio está contaminada com coliformes fecais. "Existe apenas um projeto de água, mas não de saneamento básico. Com o tempo, ficará saturado porque algumas pessoas passam a morar no Presídio pela proximidade com Fortaleza", destaca.


Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste


Comentário da postagem: Há mais de 3 anos que vimos fazendo comentários a respeito desta absurda carencia de qualificação urbana no Município do Aquiraz, mesmo sendo um destino turístico internacional reconhecido.

Nenhum comentário: