quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BIRD aprova empréstimo para o Ceará

O BIRD/ Banco Internacional de Recursos para o Desenvolvimento, denominção oficial do Banco Mundial aprovou empréstimo de US$ 46 milhões para desenvolvimento regional e urbano do Cariri Central. Somada a contrapartida do Estado, o projeto totaliza US$ 66 milhões que serão aplicados no desenvolvimento da região.

O projeto aprovado apoiará a estratégia estadual de integração regional desenvolvendo ações de infra-estrutura para solucionar importantes deficiências, proteger e restaurar o meio ambiente, e aperfeiçoar os serviços públicos para residentes locais e o turismo. Essas medidas abrangerão a infraestrutura de transporte, um aterro sanitário regional, aprimoramento da drenagem em áreas ambientalmente degradadas, modernização dos centros urbanos, assim como dos espaços públicos utilizados por romeiros, saneamento ambiental e melhorias nos parques urbanos.

Também vai apoiar o desenvolvimento econômico local com base em agrupamentos setoriais para facilitar inicialmente o crescimento dos segmentos de turismo e de calçados, incluindo o estabelecimento do Geoparque Araripe em um importante conjunto de sítios paleontológicos.

Outros agrupamentos setoriais serão identificados para receber apoio em uma segunda etapa. Outra ação será o fortalecimento institucional e administrativo regional para melhorar a coordenação e a colaboração entre os municípios do Cariri Central e o Governo estadual nas seguintes áreas: elaboração de uma estratégia para o meio ambiente regional.

Reportagem de Artumira Dutra no jornal O POVO, da data de hoje, 26 de fevereiro de 2009. Reprodução unicamente para divulgação. Dirietos autorais preservados.

Nenhum comentário: