sábado, 28 de fevereiro de 2009

Centenário do Poeta Patativa do Assaré


Começa amanhã em Assaré, no Cariri e se estende até o próximo dia 05 de Março, a festa dos 100 anos de Antonio José Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, este poeta que é considerado a maior expressão da arte popular do Brasil. Autor de versos e rimas cantados por vários artistas em todo o Brasil, como o clássico "A triste partida", gravada por Luiz Gonzaga, em 1964.

Na SECULT/ Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, se programa durante todo o ano corrente de 2009, um alentado calendário de eventos, grande parte dos mesmos organizada pelo Governo do Estado, para lembrar este acontecimento maior, que é a data de nascimento do poeta e sua extensa obra.

Na URCA/ Universidade Regional do Cariri, sob a batuta do Reitor Plácido Cidade Nuvens, está em gestação uma exposição sobre a vida, a obra e o significado cultural de sua poesia, para a Cultura Popular, a aberta em Julho próximo na ExpoCrato e depois fazer o circuito por alguns centro culturais, na região. E no Senado Federal tramita projeto de lei, propondo a instituição de 2009, como o Ano Nacional Patativa do Assaré.
Fotografia de José Leomar, publicada no Diário do Nordeste, em 28 de Fevereiro de 2009. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: