segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As bonecas artesanais do Crato


Bonecas grávidas, nuas, idosas, rindo e chorando. São as novas imagens das bonecas fabricadas pelas mulheres "bonequeiras" do Crato, um trabalho comunitário e educativo que nasceu debaixo de um pé de manga, no Bairro São Miguel, no Crato, e agora ocupa espaços nas principais exposições internacionais.


O novo visual das bonecas atende a uma encomenda da psicodramatista Elizete Garcia, que vem desenvolvendo trabalho de terapia ocupacional em São Paulo e países da América Latina, que tem como objetivo, segundo afirma, favorecer as relações vivas e diretas com as emoções, sentimentos e fantasias do sujeito, graças às possibilidades expressivas que permeiam a representação teatral. Ela não sabe ainda como serão utilizadas as bonecas nuas.


O trabalho estimula a geração de emprego para a comunidade local. "O primeiro valor social despertado pelo projeto é o senso de participação desenvolvido nestas artesãs cratenses, que aprendem a importância, o significado e o objetivo de seu trabalho numa convivência solidária", diz Elizete, destacando o clima de amizade e solidariedade entre as "bonequeiras".


Quando o trabalho foi iniciado, em 2002, havia apenas uma bonequeira. Hoje, há mais de 40 mulheres que resgataram sua potencialidade inata de artesãs produzindo novamente as bonecas de pano que foram passadas de mães para filhas.É um resgate da nossa infância, diz a bonequeira Francisca Piancó, destacando a diferença entre as bonecas vendidas na feira e as confeccionadas debaixo do pé de manga. "Aqui a preocupação é com a qualidade. Cada uma fabrica, no máximo, duas bonecas por dia".


Fonte: Caderno REGIONAL/ Diário do Nordeste por Antonio Vicelmo

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.