domingo, 6 de junho de 2010

Sítio Fundão: destruição na Semana do Meio Ambiente, sem comemoração

A semana do meio ambiente na cidade do Crato será comemorada com tristeza pelo descaso e o não cumprimento do Governo do Estado do Ceará em tornar a reserva ecológica Sítio Fundão, em uma área de preservação ambiental permanente, hoje Parque Estadual. Em 1° de junho de 2009 o governador Cid Gomes assinou na URCA (Universidade Regional do Cariri), a ordem de serviço para a construção da sede do Parque, seguido da liberação de mais de 1 milhão de reais, com o prazo de 180 dias para a conclusão das obras, e após um ano, nada foi feito. Os vândalos destruíram mais ainda, a casa de taipa de 1° andar, tão visitada e comentada pelo Brasil afora. É triste vê hoje o estado que ficou está edificação histórica, onde seria construído o museu, em homenagem ao seu fundador, o ecologista Jefferson da Franca Alencar.

Um documentário recentemente concluído dentro da reserva, mostra a história do seu fundador entre outros tópicos fala dos incêndios criminosos, da campanha de SOS Rio Batateiras, fauna e flora, e a real situação que se encontra hoje o Parque. Esta campanha de socorro para salvar o Sítio Fundão, está sendo exibida nas escolas da cidade do Crato, cópias estão sendo enviadas para a comissão do meio ambiente em Brasília-DF e Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, assim como para as TV’s do Sul como: TV Globo, Record, SBT e emissoras do nosso Estado.

Esse é um momento de mobilização da sociedade cratense como um todo, onde muitos estão de braços cruzados e surdos-mudos para as questões ambientais do Sitio Fundão, agora um patrimônio de todos em destruição. Mas esta história, poderá ter um final feliz, com a intervenção da promotoria pública, através do Dr. Pedro Luiz (Meio Ambiente), ciente das questões que envolvem a reserva do Sítio Fundão. Obs: Lembramos que a desapropriação aconteceu em 2008.

Fonte: Blog do Crato

Nenhum comentário: