quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ana Paula Ribeiro: "Sobre o Rio Mar Shopping"

Prezados Senhores,

Bom dia.
Meu nome é Ana Paula Ribeiro. Sou arquiteta e urbanista, trabalho no serviço público há 20 anos e me preocupo profundamente com a atual forma de pensar o desenvolvimento urbano do município.

Tenho acompanhado pelo Jornal O Povo, as notícias constantes sobre este assunto da implantação do Rio Mar Shopping em Fortaleza, mais precisamente no bairro Papicu.

Aguardei até agora esperando ler algo sobre os estudos técnicos sobre os impactos na estrutura viária e contexto urbano existente. No entanto, até hoje me sinto decepcionada por não perceber a preocupação da administração municipal com relação a esta questão que é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Considero necessárias todas as colocações feitas pela prefeita no que diz respeito às propostas acordadas na operação consorciada, principalmente porque ela alega a preocupação com o social. No entanto, nem só de resolver questões sociais esta operação consorciada pode se deter. Em nenhum momento vi colocações a respeito de discussões e estudos propondo resoluções imprescindíveis na questão urbana que envolve a implantação de um empreendimento deste porte nesta localidade.

Levando-se em consideração a caótica situação do sistema viário do município, afirmo sem ter a menor dúvida, que sem um investimento prioritário na melhoria do sistema viário do entorno da área onde será construído o Rio Mar, bem como num raio de ação que sofre as consequências da aglomeração que ele, pelo seu potencial, gerará, haverá um impacto negativo enorme nos moradores daquela região, bem como nos consumidores que se utilizarão do empreendimento.

Não se pode mais deixar para resolver os problemas depois que eles já estão consumados. Planejamento é isso. Sentar agora com os técnicos das diversas áreas que serão impactadas pelo empreendimento, antes que saia o alvará de construção, licença ambiental, antes que a obra seja iniciada, antes que esteja na casa do sem jeito. Não se pode aprovar nada sem os resultados dos estudos de tráfego, estudos de viabilidade ambiental, estudos de impacto de vizinhança, etc... Não se concebe fazer isso, antes de firmar o compromisso definitivo, pois a hora de estabelecer as compensações às quais o município tem direito, é antes de fornecer as autorizações.

Quem não conhece a dificuldade de mobilidade urbana no entorno do Shopping Recife de propriedade do mesmo grupo? E no entorno dos Shoppings North Shopping, Aldeota, Pátio Dom Luis e outros ???

Acredito que não dá mais para tratar com descaso a mobilidade urbana do cidadão fortalezence. Hoje é um stress circular pela cidade. Não há transporte público satisfatório e o nosso sistema viário continua a ser tratado como assunto de 2º plano.

Sobre este assunto, na verdade, existem ainda muitos aspectos polêmicos que poderiam ser explicados pelo Controle Urbano da prefeitura, mas neste momento não vou entrar neste mérito. Apenas quero lançar luz sobre esta questão que se não for estudada, proposta e resolvida antes da implementação do empreendimento gerará enormes problemas que ficarão quase impossibilitados de resolver posteriormente.

Escrevo hoje como desabafo por não aguentar mais ver o descaso desta administração com estas questões, mas também para pedir apoio a este jornal de tanta credibilidade, que levante estes questionamentos e peça os esclarecimentos à prefeitura sobre os prós e contras desta operação consorciada e sobre todos os procedimentos que estão sendo tomados para respeitar o Plano Diretor de Fortaleza, o Código de Obras e Posturas, as leis de Uso e Ocupação do Solo, do Sistema Viário Básico, etc, Na verdade, o que precisamos mesmo é de esclarecimento desta prefeitura sobre como serão respeitados os direitos dos cidadãos que pagam seus impostos e têm o direito de ir e vir sem passar pelos transtornos que este descaso tem causado ao longo destes anos.Garanto que toda a sociedade fortalezence, bem como os investidores, irão agradecer á prefeitura quando for possível constatar que a cidade está sendo tratada com respeito em todos os seus segmentos e buscando resultados que proporcionem o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano, financeiro e social .

Atenciosamente
Ana Paula

Fonte: Arquiteta/ Urbanista Ana Paula Libório Ribeiro

Nenhum comentário: