sábado, 25 de junho de 2011

Makhtar Diop: "Recursos do Banco Mundial para o Piauí ainda este ano"

Makhtar Diop acrescentou que veio ao Piauí para conhecer a realidade econômica

O Diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop, que se encontra em visita oficial ao Piauí, disse no final da manhã desta quinta-feira (23), em Oeiras, que os recursos pleiteados pelo Governo do Estado junto à instituição financeira que dirige deverão ser liberados ainda este ano.

Makhtar Diop acrescentou que veio ao Piauí para conhecer a realidade econômica do estado e o programa de desenvolvimento a longo prazo que está sendo executado pelo governador Wilson Martins.

Segundo ele, o Banco Mundial tem interesse em financiar programas que permitam a geração de empregos e renda e acha importante que as futuras ações também tenham espaço para a inclusão da mulher. “Sem a inclusão da mulher não há programa de desenvolvimento”, acrescentou.

O diretor do Banco Mundial explicou que a instituição já financia alguns projetos específicos no Piauí, na área de combate à pobreza rural, mas agora vai apoiar o Orçamento o Estado, liberando recursos para que o estado possa pagar sua dívida de curto prazo com um financiamento mais longo e com juros mais baixos.

Cultura - O governador Wilson Martins desde o início da manhã acompanha o diretor do Banco Mundial no Brasil em visita a pontos turísticos do Piauí, começando pela cidade de Oeiras, que foi a primeira capital do estado e possui diversos imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em Oeiras, Makhtar Diop conheceu a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, o primeiro templo regular do Piauí, construído em 1797 e que pertenceu aos bispados de Pernambuco e de São Luís do Maranhão.

Dom Juarez Sousa, que recepcionou a comitiva, explicou que a Diocese de Oeiras só foi criada em 1944 e o primeiro bispo tomou posse em 1949. “Oeiras possui um dos mais importantes acervos culturais do Brasil”, garante ele, que destacou, também, o fervor religioso da população. Ainda em Oeiras, a comitiva visitou a Galeria do Divino, que reúne obras de artes relacionadas ao Divino Espírito Santo, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde o grupo Congo de Oeiras apresentou danças trazidas para o Brasil pelos escravos africanos.

“Em Oeiras estão as raízes de nossa história. Aqui teve início nossa colonização”, acrescentou Wilson Martins. Logo após o desembarque em Oeiras, a comitiva foi ao município de São João da Varjota, onde conheceu a comunidade Potes, que reúne 48 famílias descendentes de quilombolas e que trabalham com argila. “O interesse aqui é conhecer projetos de geração de renda que deram certo, para que se possa levá-los para outras regiões”, explicou o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Miranda, que faz parte da comitiva. Na sede do município, visitaram um posto de saúde construído pelo Programa Saúde da Família (PSF).

Makhtar Diop é africano do Senegal e ingressou no Banco Mundial em 2001 como diretor para o Quênia, Eritréia e Somália. Após a conclusão do mandato, ele foi nomeado diretor do Departamento de Finanças, Setor Privado e Infraestrutura da Vice-Presidência para América Latina e Caribe do Banco Mundial. Antes de ser escolhido para o cargo no Brasil, ele trabalhava como diretor de Estratégia e Operações para a América Latina e o Caribe.

De Oeiras, a comitiva seguiu para São Raimundo Nonato, onde fica o Parque Nacional da Serra da Capivara. Na comitiva estão o coordenador de Operações do Banco Mundial no Brasil, Mark Lundel, os secretários estaduais Rubem Martins (SDR) e Francisco Guedes (Sasc), a deputada estadual Margareth Coelho e o deputado federal Assis Carvalho.

Fonte: 180 graus


Nenhum comentário: