quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fórum de Jovens Arquitetos: problemas urbanos em debate

Debater a importância da arquitetura para toda a sociedade, tornando possível o fortalecimento das discussões e soluções em torno dos problemas urbanos são alguns dos assuntos tratados no Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos. O evento, realizado na Fábrica de Negócios, na Praia de Iracema, começou ontem e segue até amanhã. No primeiro dia de encontro, o fórum reuniu cerca de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais e interessados no assunto, superando a expectativa da comissão organizadora.

Reconhecimento

Nomes renomados do Brasil e de países da América Latina estão entre os palestrantes. Para hoje, está prevista a apresentação dos profissionais Luciano Andrade e Sílvio Machado, de Porto Alegre, com o tema "Intercâmbio e Estratégias I"; Andrés Gobba e Mauricio López, do Uruguai, com "Intercâmbio e Estratégias II"; Yuri Vital, de São Paulo, com "Processo de Projeto"; e Oliveira Júnior, da Paraíba, com "Geografia e Identidades".

Segundo o arquiteto, urbanista e um dos organizadores do evento Epifanio Nogueira, o fórum é uma maneira de tornar viável a discussão da realidade que os países latinos enfrentam. Por conta disso, os palestrantes vêm da América Latina, ou seja, estão inseridos numa situação comum. "Queremos que a sociedade tenha uma visão mais crítica do momento em que estamos vivendo e saiba que nós, arquitetos, somos profissionais que podem contribuir na solução de problemas das nossas cidades".

Para o arquiteto, professor do Centro Universitário de João Pessoa, na Paraíba, e um dos palestrantes do evento, Oliveira Júnior, o encontro acontece em um momento oportuno, já que as dificuldades urbanas nunca estiveram tão evidentes, sendo fundamental o debate sobre o futuro das cidades latino-americanas. Dentre estes problemas, o especialista cita a falta de planejamento, trânsito, violência e crescimento desordenado.

Planejamento

"Estas questões vêm sendo discutidas há anos, mas nenhuma medida efetiva é tomada. É importante que as pessoas e o poder público saibam que os arquitetos são especialistas em cidade e que fazem a diferença".

Oliveira Júnior destaca que um dos temas que precisa ser pensado é o planejamento dos centros urbanos para cerca de meio século e não para quatro anos como vem acontecendo por conta da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. "É essencial que ocorra este intercâmbio cultural a partir da discussão sobre o nosso universo, sobre o que será feito nas cidades da América Latina", comenta.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: