sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Guaramiranga suspende todas as licenças

O prefeito Luiz Eduardo Viana Vieira admite, que apesar do Município possuir um identificação muito clara como uma cidade turística, mais de 40% da população, incluindo moradores urbanos, não contam com sistema de esgoto sanitário.

"A Guaramiranga dos Sonhos somente será possível daqui a 20 anos. Daqui para lá, vamos atuar onde é possível", afirma o prefeito que afirma que hoje a Cidade se encontra limpa e o destino final dos resíduos é feito conjuntamente com várias Cidades do Maciço e depositado num lixão localizados nos limites de Baturité e Capistrano.

Luiz Eduardo afirmou que foram suspensas todas as novas licenças de construção de condomínios, em vista do estrangulamento das redes de água e esgotos, e também para melhor monitorar os casos de desmatamento da floresta serrana, já bastante degradada em épocas passadas, quando já se viveu os ciclos do café e da banana. "Hoje, vivemos o ciclo do turismo e da especulação imobiliária. Se não houve um limite, vamos destruir a serra", afirmou.

A respeito da reclamação de falta ampliação nos sistemas de água e esgoto, em Guaramiranga, a Cagece informa que tem realizado ampliações aos sistemas de água e esgoto. Para ilustrar esse fato, observa-se, na região do Maciço de Baturité, quanto ao esgotamento sanitário, em 2003, existiam 1.493 ligações, e, atualmente, existem 2.187 ligações de esgoto, representando um aumento de 694 imóveis ligados à rede de esgoto. Em 2003, nos cinco Municípios do Maciço de Baturité (Baturité, Aratuba, Guaramiranga, Pacoti, Palmácia) existiam 6.879 ligações de água, atualmente existem 9.932 ligações de água.

Fonte: Caderno Regional/ Diãrio do Nordeste Online

Nenhum comentário: