terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sede do Geopark Araripe aguarda inauguração


A nova sede do GeoPark Araripe, construída recentemente pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, nesta cidade, ainda não foi inaugurada. A previsão era de que, após a conclusão da obra, o prédio fosse entregue oficialmente até o dia 20 de dezembro passado. Mas incompatibilidades entre as agendas de eventos dos governos Federal e Estadual impediram a abertura oficial do novo espaço. No entanto, desde agosto de 2011, os 13 servidores do GeoPark já estão trabalhando no local. Até agora, não há data definida para a inauguração.

A sede do GeoPark conta com auditório com capacidade para 120 pessoas, salão de recepção e quatro salas técnicas. O GeoPark coordena as ações e projetos no território que envolve, principalmente, educação ambiental, geoconservação de patrimônio geológico e produção do turismo e desenvolvimento regional no Cariri. O projeto de construção da sede, que custou R$ 386.077,53, previa, além do prédio, a instalação de equipamentos de informática e a compra de um veículo para a realização das expedições. Tudo já foi entregue. Logo após a conclusão do projeto, o Governo do Estado autorizou o início das atividades do programa. Antes, o GeoPark funcionava em um prédio alugado.

Buscando uma maior autonomia, a meta do programa para os próximos anos é a institucionalização. Além das melhores acomodações, a produtividade aumentou com a expansão das ações. O programa ainda possui dois equipamentos, o Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, e o Centro de Interpretação e Educação Ambiental, em Crato. A expectativa é abrir novos centros nos outros seis Municípios onde há geossítios. Hoje, o programa realiza ações de limpeza das trilhas ecológicas. Todo o mato que está impedindo a passagem de turistas está sendo retirado. As trilhas são feitas conforme o programa de agendamento dos visitantes.

Fonte: Caderno Regional Diário do Nordeste

Nenhum comentário: