sábado, 10 de março de 2012

Cocó: um dos acessos ao parque será fechado

Um dos acessos às trilhas do Parque do Cocó será bloqueado por um portão. A entrada da Trilha das Azeitonas, que fica na continuação da rua Engenheiro Reginaldo Rangel, até o fim do mês passará a ser fechada parcialmente. O portão vai ficar aberto somente das 6 horas ao meio-dia, quando o vai-e-vem de pessoas é mais intenso. A intenção é que, depois de um período ainda não definido, o bloqueio seja total. A decisão é do Conselho de Políticas Públicas e Meio Ambiente (Conpam), órgão que, desde o ano passado, gerencia o parque.

Conforme o secretário executivo do Conpam, Iraguassu Teixeira Filho, a trilha deve ser fechada para reforçar a segurança e preservar o mangue, já que a área é classificada como uma unidade de proteção integral. A ideia é deixar o parque com apenas duas entradas: pela avenida Padre Antônio Tomás e pela avenida Sebastião de Abreu. A Trilha das Azeitonas, esclareceu ele, não será interditada. O acesso poderá ser feito pela entrada da Padre Antônio Tomás, onde o caminho tem o nome de Trilha da Lagoa. Além da mudança, o parque vai receber reforço de vigilância armada particular.

Mesmo não apresentando incidência de casos de violência, segundo informações do major Marcus Costa, comandante da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), o espaço vai ter vigilância fixa no Centro de Referência Ambiental. E vigilância volante no entorno. Segundo Teixeira, essa última servirá para proteger os limites do parque. “Teremos uma visão maior do que está acontecendo. Quando algum carro invadir as grades, quando houver alguma ocupação, um incêndio”.

A prioridade, conforme Iraguassu, é ser uma segurança “patrimonial”. Vai complementar o trabalho da CPMA. Além do Parque do Cocó, a iniciativa estará presente em outras seis Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Ao todo, o Ceará tem 23. O contrato já foi assinado e deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. O secretário executivo do Conpam não soube informar o valor investido no reforço. A segurança deve começar a ser implementada na próxima semana e uma licitação para contratar câmeras de segurança também está sendo preparada.

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: