domingo, 4 de março de 2012

Cultivo de maçã ganha espaço no semiárido


O Ceará comemora a primeira safra de maçã. O que parecia impossível virou realidade. A maçã está sendo cultivada de forma significativa no semiárido nordestino, com destaque para a produção de Tianguá, Aracati e Limoeiro do Norte. A cultura da macieira apresentou bons resultados já no primeiro ano de produção, 2011, e sinaliza com mais sucesso para a safra 2012 com maçãs de excelente qualidade em tamanho e sabor. Inicialmente, irão atender ao mercado regional, mas a expectativa para o futuro é de exportação.

A constatação foi ressaltada durante o Dia de Campo sobre a Cultura da Macieira no Ceará, realizado na Fazenda Sem Fronteiras, em Tianguá, no mês passado. O Dia de Campo faz parte do Projeto de Culturas de Clima Temperado, que objetiva avaliar o desempenho agronômico de culturas como macieira, pereira e caquizeiro no Estado.

A experiência está acontecendo em oito fazendas localizadas nos perímetros irrigados do Ceará. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Paulo Roberto Coelho Lopes, é um dos entusiastas do projeto, que começou em 2007, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), chegou ao Ceará em 2009 e pretende, neste ano ir ao Rio Grande do Norte.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário: