quarta-feira, 7 de março de 2012

Obras do PAC 2 paradas no Estado do Ceará ²

Energia

Na área de energia, são destacadas as usinas termelétricas Maracanaú e Pecém II, que estão licitadas; e Porto do Pecém 1 e 2 e José de Alencar, que se encontram em execução. Com relação à energia eólica, existe uma usina em construção e 36 em fase de preparação para obras, no Ceará.

Metrofor

Mesmo com suas obras arrastando-se desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, para a equipe de Dilma Rousseff, as obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza estão em ritmo adequado, posto que foram incluídas no rol de projetos do PAC2 recentemente. Apesar de o governo do Estado prometer a realização da operação de testes em toda a linha até o fim do ano, o relatório do Programa destaca que a conclusão das obras só ocorrerá em março do ano que vem, até quando serão empreendidos mais R$ 241,6 milhões.

Água

O balanço da segunda fase do PAC destaca ainda a conclusão do trecho IV do Eixão das Águas, que foi inaugurado em novembro do ano passado. O canal possui extensão de 33,9 quilômetros e passa por municípios como Cascavel, Pacajus, Horizonte, Itaitinga e Pacatuba, levando água do açude Pacajus ao Açude Gavião.

A quinta e última parte do projeto segue em execução e terá 55,1 quilômetros, saindo do Gavião e rumando ao Pecém, abastecendo empreendimentos como a Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), Refinaria Premium II e demais empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

De acordo com o governo federal, o projeto está com 84% das obras concluidas e a entrega está prevista para junho deste ano, sendo que até abril, a execução deverá chegar a 94%. No total, o Eixão, que vai do Castanhão a São Gonçalo do Amarante, terá 255 quilômetros, e tem seu cronograma considerado em ritmo adequado.

No ano passado, foram finalizadas a Barragem Missi e o Riacho da Serra. A Barragem Fronteiras, no Sertão dos Inhamuns, ainda está em ação preparatória para o início dos trabalhos, que foi atrasado em virtude de imbróglios relacionados às desapropriações. A Barragem Figueiredo, em Alto Santo, está em execução, mas se arrasta desde 2008. Obras de irrigação inseridas no PAC2 também foram citadas, como a primeira e segunda fases do Baixo Acaraú, Araras Norte e Tabuleiros de Russas

Esgotamento Sanitário

A implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza para atender as bacias dos rios Siqueira e Cocó, ampliando a cobertura de coleta e tratamento de 52% para 63%, também está sendo vista com atenção pelo governo. A obra é tocada pela Cagece e deverá beneficar cerca de 150 mil famílias.

Conforme o relatório, a morosidade na aprovação de projetos e na conclusão de aditivos contratuais, entre outras ações preparatórias, atrasaram o projeto.

Até abril, o governo espera que os 30% executados evoluam para 34%.

Nenhum comentário: