quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Existe um conjunto de Planos já feitos que pode ser aplicado

Para o Geopark Araripe existe um conjunto de Planos já elaborados que podem ser aplicados de imediato, como o próprio Plano Geoark Araripe de Ordenamento e Estruturação do mesmo, para delimitação dos Geotopes e suas respectivas consolidaçãoes e infraestruturação. E como o Plano de Gestão, que segundo apuramos, estão à espera de suas respectivas implantações.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Zé Sales, o que mais me intriga é vê que o Governo do Estado até agora só fez promessas e agora apreentaram um PLANO DE ATIVIDADES PARA O GEOPARK, que tira toda autonomia da URCA e dos funcionários do Geopark e nem se quer falam no Museu da URCA.
É tão absurda esta proposta que dentre diversas atividades que são propostas, várias delas o Geopark ja tinha colocado em prática, mas o Governo se quer teve o trabalho de se informar disso.
As coisas acontecem de cima para baixo, pessoas que nem fazem idéia do dia-a-dia do funcionamento e do Geopark são quem governam.
Bastava apenas uma ligação pra o escritório do Geopark, para perguntar sobre as necessidades do mesmo.

José Sales disse...

Na realidade tudo comparece como se o Geopark Araripe não fosse um conceito a ser ainda implantado na região da Bacia Sedimentar do Araripe, que se iniciaria com medidas efetivas de consolidação da proteção e preservação dos Geotopes e sim um equipamento a ser admnistrado de Fortaleza.

José Sales disse...

Há um grande equívoco nesta ação da Secretaria das Cidades. Não se constroi um Geopark mas se consolida um conteúdo que já existe.

Rafael disse...

"Há um grande equívoco nesta ação da Secretaria das Cidades. Não se constroi um Geopark mas se consolida um conteúdo que já existe."

Sábias palavras. Sabemos, e está claro na Politica, que as ações públicas vindas de uma "elite" não atingem a base da sociedade. E num projeto como o Geopark, é justamente essa base comunitária a mola mestre capaz de consolidar "um conteúdo que já existe" no que reinventamos a chamar de Geopark Araripe.
Sem inserção social de base, as ações não serão absorvidas...e o que se implantará será visto como "corpos estranhos" e "invasores" pelas comunidades. Um exemplo do que falo? É só visitar os pontos, e olhar a situação dos totens.

Pessoalmente, estou tendo mais tempo para ler o blog com calma e gostaria de parabenizar pelo conteúdo e nível das discussões. Muito bom.