domingo, 21 de setembro de 2008

IPHAN irá avaliar projeto da UFC


A proposta da UFC de formar uma unidade academica unindo os cursos de Cinema, Comunicação Social, Artes Cenicas, Estilismo, Educação Musical e Filosofia e a mesma ser instalada na Casa José de Alencar, no Sítio Alagadiço Novo, tem gerado muitas discussões antes mesmo de ser finalizado. O IPHAN não aceita, em principio, qualquer instalação de novas edificações naquela área que é um monumento histórico nacional e bem tombado por Legislação Federal.


"A princípio, a idéia nos parece absurda. Querer levar sete cursos para lá. Mas vamos avaliar. Por enquanto a opinião da equipe técnica é que é uma estrutura muito grande para aquela área", conclui A Professora Olga Paiva, Superintendente Regional do IPHAN, no Estado do Ceará.

Concordam com ela grande parte dos alunos dos cursos citados que serão integrados naquele espaço que fica lá pelas "lonjuras do Sítio Alagadiço.


Da nossa parte, também opinamos que esta idéia é triplamente equivocada.

Primeiro, por interferir em um monumento histórico nacional, que deveria ser preservado "in totum" como é discriminado em todas as recomendações internacionais. E muita mais em uma cidade como a nossa onde a destruição dos documentos históricos é a regra geral.

Segundo, a proposta de retirada de cursos da Universidade da área central da cidade se convalida com erro maior, na medida em que existem aspectos memorabilidade que serão profundamente alterados, comprometendo tanto o futuro do Benfica como da própria instituição, cuja sua própria história se confunde com a história da cidade, e indo a mesma de encontro a todas as idéias e tentativas de requalificação daquele contexto urbano.

Terceiro, a proposta, em pauta, incide em um grave erro programático e localizacional. Um equipamento desta ordem e importancia não pode prescindir de uma avaliação de localização do mesmo do ponto de mobilidade e acessibilidade. Retirar parte das instituições da Universidade, do Campus do Benfica, a melhor localização de toda a área central da cidade e, junto a três dos principais corredores de circulação e transporte de Fortaleza - Av. da Universidade, Av. Carapinima e Av. Treze de Maio - é repetir um erro crasso cometido anteriormente.

Temos que atentar, que em todo o mundo, as posições centrais nas Universidades nas áreas centrais das cidades, são ícones e ancoras de revitalização das mesmas. Ao contrário do que se está a propor aqui, pela UFC. A tendencia é de retorno da Universidade aos contextos urbanos estrito, porque este privilégio as qualifica ainda mais. A postura mais adequada, em nossa opinião seria pelo rejuvenecimento do Benfica e de toda a Av. da Universidade. Os deslocamentos para situações periféricas a título de melhor localizá-las e com maior conforto é um modelo que já nasceu obsoleto.

Nenhum comentário: