sábado, 27 de setembro de 2008

Profetas populares preveem bom inverno


Neste período do ano, os profetas populares iniciam suas observações para formularem os seus prognósticos do tempo. “O inverno do próximo ano começa no mês de janeiro. As chuvas serão melhores distribuídas”. A previsão é do profeta Francisco Augusto da Silva, autor do “Almanak do Ano”, uma publicação com informações sobre inverno, horóscopos, remédios populares, fases da lua, bem como o tempo certo para o plantio de cada cultura.


O Almanak ainda não foi concluído. Porém, o autor antecipa que o ano de 2009 será governado pelos planetas Saturno e Júpiter, com influência de Marte que governou 2008. Esta influência, segundo Augusto, significa que poderão ocorrer algumas catástrofes, como as registradas no ano passado.


A notícia de que o período chuvoso será dos melhores é confirmado pelo profeta João Casemiro, residente no Sítio Romoaldo, que fundamenta suas experiências na floração das plantas. Uma de suas experiências é observar os Ipês. A árvore com flores roxas, este ano, “florou” no mês de julho. Já o Ipê Amarelo teve floração em setembro. Ambos apresentaram flores no tempo certo. “É um bom sinal ”, garante , Casemiro, acrescentando que outras experiências estão apontando para um bom inverno.Augusto não segue a mesma escola dos profetas tradicionais que fundamentam suas experiências no comportamento das plantas e da natureza.


A única experiência desse tipo que ele leva em consideração é a chuva do mês de setembro. “Se chover forte no mês de setembro, o inverno será fraco. Se chover fino, o inverno será forte. Pelo andar da carruagem, o inverno será forte. Ainda não choveu, este mês no sertão nordestino”, afirma o profeta.


As previsões de Augusto são fundamentadas, segundo afirma, no sistema solar, tendo como fonte de consulta o “Lunário Perpétuo”, uma espécie de almanaque, que circula desde Portugal há pelo menos três ou quatro séculos. O autor, Jerônimo Cortês, se tornou um dos mais populares no Brasil, ao lado de Trancoso.


Outra fonte de consulta do profeta é o Livro de São Cipriano, publicado em diversos países, inclusive no Brasil (pela Editora Eco, do Rio de Janeiro). A obra contém diversos rituais de ocultismo, mais especificamente magias (branca e negra), com múltiplas finalidades, inclusive para o cotidiano dos cidadãos.Augusto lembra que os almanaques eram comuns no Brasil, editados pelos laboratórios farmacêuticos e distribuídos entre o povo, como folhinha especial que anotava os santos do dia, as efemérides, as fases da Lua, o tempo certo de plantio, remédios caseiros, conselhos úteis e tantas outras coisas. Augusto manteve a tradição com o objetivo, segundo afirma, de atender aos agricultores que sempre procuram estas orientações.


Floração do Ipe Amarelo, no Cariri, durante o mês de Setembro é um dos indicativos considerados pelo Profeta Jão Casemiro para o acontecimento de um bom inverno. Reportagem e fotografia do Jornalista Antonio Vicelmo, do Diario do Nordeste. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: