sábado, 27 de setembro de 2008

O Livro de São Cipriano

O famoso Livro de São Cipriano foi redigido antes de sua conversão, mas o mistério que envolve a vida do santo interfere também em seu livro. Uma parte dos manuscritos foi queimada por ele mesmo. A questão é que não se sabe quando, e por quem os registros foram reunidos e traduzidos do hebraico para o latim, e posteriormente levados para diversas partes do mundo.

Esta obra é uma atualização dos antigos manuscritos de São Cipriano, o feiticeiro que teve um pacto com o Diabo, antes de se converter ao Cristianismo. Livro único no seu gênero, contém quase tudo aquilo que se deseja obter nesta vida: magias, esconjuros, artes de adivinhação, presságios, orações e preces para todas as circunstâncias da vida.

Já o Lunário Perpétuo foi o livro mais lido nos sertões do Nordeste durante uns 200 anos. Ensinava, com a vastidão de um almanaque, desde prognósticos meteorológicos até remédios estupefacientes. Informava ainda sobre horóscopos, países da Europa, mitologia, doutrina cristã, conselhos veterinários, nomes de estrelas, biografia de papas, ladainhas fúnebres, rudimentos de Física e Química e dicas culinárias.

A publicação explicava como agir em casos de terremotos, maremotos e demais catástrofes naturais. Era, por assim dizer, uma espécie de google de tempos passados, mas muito mais divertido, esclarecedor, poético e preciso, diga-se de passagem. Educou gerações de diversos sertanejos.

Também da mesma reportagem do Jornalista Antonio Vicelmo, do Diário do Nordeste. Direitos autorai preservados.

Nenhum comentário: