segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aquasis luta para preservar mamíferos marinhos

Ao encontrar algum mamífero marinho na praia, não pense duas vezes: ligue para a ONG ambiental Aquasis

Se depender dos técnicos da Aquasis, peixes-bois, golfinhos e baleias que encalharem com vida no litoral cearense serão devolvidos ao mar ainda mais saudáveis. O Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), mantido pela ONG no Sesc Iparana desde 2001, qualifica a cada dia o trabalho de socorro aos animais. Quanto mais rápido for o resgate das espécies que chegam com vida à praia, aumentam as chances de sobrevivência. No entanto, a maioria já chega morta, principalmente botos-cinzas. Segundo a biólogo da entidade, Ana Carolina Meireles, aumentou a média de encalhes em praias do Estado, mas também está maior a quantidade de registros e tentativas de resgate. De janeiro até início deste mês foram seis peixes-bois e 86 cetáceos, entre baleias e golfinhos, estando estes na maior parte.

Para realização de todo o trabalho, a Aquasis conta com parcerias importantes. A Fecomércio e o Sesc são os primeiros, na unidade em Iparana. Também tem o apoio do Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos na soltura dos mamíferos no mar. Já o Projeto Manati, mantido pela ONG, tem o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental desde janeiro deste ano.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste. Aquasis - Sesc Iparana Caucaia - Região Metropolitana de Fortaleza (85) 3318.4911/ (85) 9675.0665

Nenhum comentário: