terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Corredores Ambientais dos Rios Poty e Parnaíba


A proposta visa consolidar os Corredores Ambientais dos Rios Poty e Parnaíba, como um dos mais importantes projetos estruturantes do PRU TERESINA/ /Plano de Requalificação Urbana de Teresina e se apresenta como experiência modelar no contexto regional e nacional, ao associar planejamento urbano à medidas de proteção e preservação ambiental e ao desenvolvimento econômico sustentável do município, através do incremento às atividades turísticas e ao preservacionismo.

Composto por uma série de intervenções compartilhadas, que estendem por 38 km das margens do Rio Poty e 30 km da margems direita do Rio Parnaíba,dimensionadas em quase 1.500 hectares, este conjunto de proposições baseia-se em conceitos mais adequados de manejo ambiental e apropriação de recursos naturais, com a utilização de tecnologias de baixo impacto, compondo um quadro de transformações que com sua implementação irá quase duplicar o índice de áreas verdes por habitante existente em Teresina, já superior ao mínimo recomendado por organismos internacionais.

Ao mesmo tempo, a revitalização e renaturalização dos leitos dos rios e dos contextos de vegetação ciliar em suas margens irá agregar valor ao espaço urbano, pela criação de novos espaços de lazer e fruição da natureza, concentrados em três grandes pólos de lazer e natureza: ao Norte, na confluencia do encontro dos rios; ao Nordeste, nas imediações da Embrapa, Parque Zoobotânico e Mata do CCA/ UFPI e; ao Sul ampliando os espaços de natureza da Curva São Paulo e Alegria.

Imagem beira rio na imediação do Parque Zoobotânico. Arquivo de imagens Ibi Tupi. Fotografia de José Sales. Direitos autorias preservados.

Nenhum comentário: