quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Igrejinha em Ipu será tombada

A Associação dos Filhos e Amigos do Ipu (Afai) recebe hoje a visita técnica do coordenador do Patrimônio Histórico do Estado, de Otávio Sousa, da Secretaria da Cultura (Secult). O objetivo da visita é o tombamento da Igreja Nossa Senhora do Desterro, também conhecida como Igrejinha do Quadro, localizada em Ipu. A pequena igreja foi edificada em 1765, em torno do atual Quadro da Igrejinha onde foi iniciado o povoado pioneiro. Há um ano, por ocasião da 13ª Festa do Reencontro, realizada em Fortaleza, a Afai trabalha o "Movimento de resgate do patrimônio histórico do Ipu", evidenciando a campanha pela restauração da igrejinha.

De acordo com o ofício 037/2010, de 10 de agosto, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Deputado Manoel Castro, já destinou verba parlamentar, no valor de R$ 560 mil para o restauro da Igrejinha do Quadro, recursos esses oriundos do Programa de Cooperação Federativo. O representante da Igreja Católica, proprietária da igrejinha, já concedeu autorização para a restauração do espaço e a Prefeitura Municipal do Ipu dará início ao processo de licitação, logo que a igrejinha seja tombada.

"Foram 12 longos meses de peregrinação na busca das providências e articulações sem perder o foco na restauração de mais uma importante peça. A primeira foi a Estação Ferroviária, do valioso patrimônio histórico do Ipu. Agora estamos viabilizando a restauração de outro grande patrimônio, a Igrejinha", destaca o presidente da Afai, Augusto Pontes.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: