sábado, 4 de dezembro de 2010

Audiências vão debater políticas de preservação


Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará irão receber, segunda-feira e terça-feira, comissões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deverão debater, junto com a população em ciclo de audiências públicas, ações da política de preservação promovida pelo órgão e seus parceiros. Organizadas pela Superintendência no Ceará com o apoio das Prefeituras, as sessões visam manter aberto o diálogo necessário ao bom andamento das ações e a difusão de temas relacionados à Política de Gestão do Patrimônio Cultural.

O público preferencial das audiências são os moradores dos sítios históricos e representantes de instituições afeitas à gestão do patrimônio cultural, como as Secretarias Municipais de Cultura e de Infraestrutura, Câmaras de Vereadores, Conselhos Municipais de Cultura e o Ministério Público.

Na primeira data, os encontros ocorrem em Aracati e Viçosa do Ceará, onde deverão ser debatidos assuntos relacionados ao Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) em Aracati e Litoral; e de Projeto de Restauro do Teatro Pedro II, em Viçosa do Ceará. No dia seguinte será a vez de Icó e Sobral. Em Icó, as audiências estarão voltadas para o trabalho de preservação do fundo documental do cartório de 1º ofício.

No Município de Sobral, onde estão sendo aguardadas as presenças do superintendente do Iphan no Estado, Alexandre José Martins Jacó; do chefe do escritório técnico do Município, Alexandre Veras; e do engenheiro do órgão, Fabrício Silva, a população poderá entender melhor como será desenvolvido o Projeto de Internalização da Rede Elétrica, Lógica e Telefônica do sítio histórico localizado neste Município.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste. Teatro São João, localizado no sítio histórico de Sobral.

Nenhum comentário: